O governador Rafael Fonteles (PT) deixou escapar a informação de que o presidente Lula poderá ser candidato à reeleição em 2026 e que ele também vai lutar para se reeleger governador do Piauí. Foi nesta terça-feira (03.09), durante discurso na solenidade de inauguração do viaduto e rebaixamento da Avenida João XXIII, na Ladeira do Uruguai, na Zona Leste de Teresina.
Rafael falava de sua intenção de colocar no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, as obras de duplicação da BR-343, entre Teresina e Parnaíba e da BR-316, entre Teresina e Picos, quando disse acreditar na reeleição de Lula e de falou de sua disposição de lutar para ser reeleito governador do Piauí.
O 41º governador do Piauí está entre os mais bem avaliados do país em todas as pesquisas feitas até agora. Rafael tem indíces de aprovação de mais de 80% entre os piauiense e seria reeleito facilmente no primeiro turno seja lá quem for o adversário.
Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Datamax na primeira quizena de julho deste ano (2024) mostrou que a aprovação da gestão de Rafael Fonteles (PT) chegou ao maior patamar desde o início de seu mandato, em janeiro de 2023, como de 90 de aprovação em Teresina, o maior reduto eleitoral do estado.
Na mesma pesquisa a gestão do presidente Lula teve 80,95% de aprovação, contra apenas 19,05% que reprovam. O estudo foi realizado entre os dias 15 a 18 de julho de 2024, com 2 mil entrevistas feitas em diversos bairros da capital.