Política

Quarentena é prorrogada e decreto que suspende atividades vai até 30 de abril

Aulas da rede estadual de ensino estão suspensas por tempo indeterminado

Valciãn Calixto

Segunda - 30/03/2020 às 13:44



Foto: Reprodução/Facebook Wellington Dias
Wellington Dias

Em transmissão ao vivo às 13h30 desta segunda-feira (30), o governador Wellington Dias informou que o decreto estadual que suspende atividades comerciais no Piauí foi prorrogado e segue até o dia 30 de abril. Os serviços essenciais estão mantidos. As aulas da rede estadual estão suspensas por tempo indeterminado. O reforço nas barreiras do Estado irão aumentar.

"Vamos ter a manutenção dos serviços essenciais, todos os que são essenciais para a vida estão mantidos como na área de saúde, segurança, área social, posto de combustível, farmácias, supermercados, bancos, para essas áreas temos no decreto as medidas protetivas, as pessoas que trabalham tem que usar máscara, luva, é uma responsabilidade de cada estabelecimento", disse Wellington Dias.

O serviço de Delivery está liberado no Estado. "Estive reunido com o Sindicato dos Lojistas do Piauí e nessa agenda tivemos a oportunidade de debater sobre um sistema onde a população possa ter um painel com os comércios que estão trabalhando com delivery, onde você vê o catálogo, faz o pedido e tem a entrega, isso vale para o setor de alimentos também. É possível ter ali nos restaurantes que atendem aos caminhoneiros a pronta-entrega, não vai poder aglomerar, mas ter a pronta entrega.", explicou o governador.

Dias também manteve o prorrogamento para pagamento do IPVA. "A prorrogação do IPVA é por 90 dias, aqueles descontos que foram dado para o mês de março permanecem por março, abril, até o começo de maio", garantiu.

Os setores de abastecimento,distribuição e construção civil também estão mantidos. "Temos o setor de abastecimento, continua a área da produção agrícola, de animais, de aves que prossegue, o setor da indústria também, da construção civil, de material de construção. Temos a necessidade de ter o funcionamento das transportadoras, pois compramos produtos de vários lugares do Brasil e do mundo que precisam chegar ao Piauí, seja por via área, marítima, férrea ou outra", comentou.

O governador ressaltou que a atividade dos pescadores está mantida, contanto que os trabalhadores observem as condições de proteção para a pesca e venda.

"Se sua atividade não está colocada nesse decreto, saiba que estamos lidando com o Governo Federal para que haja compensação para os autônomos, as pequenas, médias e até grandes empresas", informou.

A rede bancária segue funcionando, porém com redução das atividades presenciais.

"Mantivemos o  funcionamento de Bancos, Casas Lotéricas e Microcrédito. Foram reduzidas as atividades presenciais, mas há o funcionamento, estamos trabalhando com preocupação, em especial no que diz respeito ao pagamento de aposentados, para que seja feito, no máximo, através do cartão de crédito", disse.

CONFIRA A  LIVE A SEGUIR.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: