Política

RESSOCIALIZAÇÃO

Projeto que incentiva trabalho no sistema prisional é aprovado em 1ª discussão na Alepi

A ideia do projeto é proporcionar "um processo de ressocialização mais eficiente através do trabalho"

Dhara Leandro

Quinta - 12/12/2024 às 11:45



Foto: CCOM/PI Pessoa privada de liberdade em unidade prisional do Piauí
Pessoa privada de liberdade em unidade prisional do Piauí

Foi aprovado, em primeira discussão, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa quarta-feira (11), o projeto que cria o Programa de Incentivo à Atividade Laboral no Sistema Prisional, com o intuito de estabelecer parcerias entre o Estado e organizações da sociedade civil, para contratar mão de obra de pessoas privadas de liberdade para exercer atividades nas unidades penais e externas.

O Projeto de Lei Ordinária do Governo 79/24 (PLOG) foi aprovado por unanimidade e abrange questões como o direcionamento da remuneração do trabalho. Os lucros gerados pela atividade dos presos seriam distribuídos entre a manutenção do programa e uma assistência aos familiares do trabalhador e para o Estado.

O programa também estabelece uma parceria entre as secretarias de Educação e Justiça para um programa permanente de capacitação técnico-profissional.

Segundo a justificativa apresentada no projeto, a ideia é proporcionar "um processo de ressocialização mais eficiente através do trabalho". O programa estimularia a contratação de mão de obra prisional em vista dos benefícios que proporciona à pessoa presa, "como remição da pena, profissionalização, aumento da autoestima e contribuição ao orçamento familiar, benefícios como isenção de encargos sociais, custos de produção menores e contribuição para a política de ressocialização".

Leia o projeto na íntegra:

msg_no_134_plo_79.pdf

Fonte: Com informações da Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: