Política

Professor denuncia atraso no pagamento de salários da Prefeitura de Teresina

Estagiários criticam falta de data base para os vencimentos e dizem que estão pagando para trabalhar.

Valciãn Calixto

Quarta - 18/09/2019 às 13:33



Foto: Reprodução Secretaria Municipal de Educação de Teresina
Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Os professores estagiários da rede municipal de Teresina denunciam atrasos no pagamento de seus salários e criticam a falta de uma data base para os vencimentos. Um professor, que preferiu não se identificar, chama a situação de ‘descaso’ e diz que está pagando para trabalhar, tendo em vista que aos dezoito dias de setembro nunca recebeu o vencimento referente a agosto.

Segundo o professor, o que azeda ainda mais esse contexto é que o salário dos professores efetivos nunca atrasa. “O atraso do nosso pagamento é do mês de agosto, mas temos vários estagiários que estão dois, três meses sem receber. A questão é o descaso, pois nunca se tem uma data base para o pagamento, fazem da gente o que querem, pagam dia 27, dia 30, às vezes não pagam, às vezes para o estagiário receber o primeiro mês tem que trabalhar dois ou três para receber”, denuncia.

Com o atraso, surgem outras dificuldades. “Às vezes a gente tem que se deslocar da zona norte pra zona sul, do [bairro] Mocambinho para a [Vila] Irmã Dulce, por exemplo, assim a gente tem de pagar para trabalhar, pois os passes que eles nos pagam nunca é suficiente para o nosso deslocamento durante todo o mês. Tiramos do próprio bolso, justamente por conta do atraso”, revela.

Professor denunciou o caso em suas redes sociais

Os estagiários da rede municipal são contratados através do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). De acordo com o professor, quando há o atraso no pagamento, entram em contato com a Semec (Secretaria Municipal de Educação) e com o CIEE. “Nós corremos pros dois lados, nem entendemos de onde sai o pagamento, atualmente a gente corre para a SEMEC e fala com do CIEE, mas ninguém nos dá um parecer preciso, sempre dizem que não tem previsão de quando [o dinheiro] vai cair, é a mesma história nos dois órgãos”, diz.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: