Política

NOVA LEI

Presidente Lula sanciona lei que amplia estrutura da Justiça Federal no Piauí

Medida foi sancionada por Lula e publicada no Diário Oficial da União nessa segunda-feira (4)

Da Redação

Terça - 05/08/2025 às 08:46



Foto: pautajudicial Justiça Federal do Piauí
Justiça Federal do Piauí

Uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nessa segunda-feira (4) no Diário Oficial da União autoriza a criação da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Piauí, com sede em Teresina e atuação em todo o estado.

A medida faz parte da Lei nº 15.185/2025, que reestrutura cargos da magistratura no quadro da Justiça Federal da 1ª Região. De acordo com o texto, quatro cargos vagos de juiz federal substituto serão transformados em três cargos de juiz federal, sendo parte deles destinada à nova Turma Recursal piauiense.

Sem aumento de despesas

A nova estrutura não deverá gerar impacto financeiro adicional. A própria lei determina que as alterações ocorrerão sem aumento de despesas, utilizando cargos vagos e remanejando recursos. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) será responsável por executar as mudanças, respeitando os limites orçamentários e de pessoal.

Além disso, o texto prevê que eventuais sobras orçamentárias resultantes da transformação dos cargos poderão ser aplicadas na criação de funções comissionadas, a serem organizadas internamente pelo tribunal.

Com a mudança, o quadro da Justiça Federal da 1ª Região passa a contar oficialmente com 271 cargos de juiz federal e 168 cargos de juiz substituto. Nas varas onde houver transformação de cargos, o quadro será ajustado para contar apenas com o juiz titular.

Fonte: Diário Oficial da União

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: