Política

ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS

Presidente da APL visita o Portal Piauí Hoje e reforça compromisso cultural com o estado

Fonseca Neto apresentou diretrizes da nova gestão da Academia Piauiense de Letras e destacou a valorização da informação e inteligência humana

Da Redação

Quarta - 28/01/2026 às 16:19



Foto: Portal Piauí Hoje Presidente da APL, Antônio Fonseca Neto, em entrevista ao Portal Piauí Hoje
Presidente da APL, Antônio Fonseca Neto, em entrevista ao Portal Piauí Hoje

O presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), professor e advogado Antônio Fonseca Neto, visitou na tarde desta quarta-feira (28), a sede do Portal Piauí Hoje, onde foi recebido pelo diretor do veículo, o jornalista Luiz Brandão.

Durante a visita, Fonseca Neto concedeu entrevista ao portal e apresentou os principais eixos de sua gestão à frente da APL, destacando o compromisso de fortalecer a instituição e aproximá-la cada vez mais da sociedade. Segundo ele, a intenção é manter a Academia “em pé”, preservando sua história e seu núcleo acadêmico, mas também promovendo inovações que dialoguem com o tempo presente. Ao falar sobre os desafios da nova gestão, Fonseca Neto destacou a necessidade de modernizar a instituição sem romper com sua essência.

Pretendo atualizá-la cada vez mais, para se ajustar às exigências e às expectativas daquilo que o tempo de agora precisa: uma entidade como a Academia, um manancial de expressões de conhecimentos.

Recém-empossado no cargo, Fonseca Neto assumiu a presidência da Academia no sábado, 24 de janeiro de 2026, em uma solenidade bastante prestigiada, que contou com a presença do governador Rafael Fonteles e de três ex-governadores do Piauí: Wilson Martins, Wellington Dias e Hugo Napoleão — sendo os dois últimos também membros da Academia.

Na entrevista,  o presidente ressaltou que pretende conduzir uma gestão equilibrada, pautada pela valorização da produção intelectual, da cultura e da inteligência humana, princípios que, segundo ele, fundamentam a missão da Academia ao longo de sua trajetória. Fonseca Neto também se posicionou de forma firme contra o avanço do negacionismo e da desinformação, especialmente no ambiente digital, apontando esse fenômeno como um dos maiores desafios contemporâneos para a cultura e a ciência.

Temos tarefas urgentíssimas na conjuntura brasileira, uma delas é combater a praga do negacionismo, que vem solapando por baixo o conhecimento. […] As fake news são uma forma dessa expressão, uma forma mais contactável da desinformação. A questão da inteligência artificial, sobretudo na grande mídia hegemônica, como se essa expressão denotasse a salvação do mundo, como se essa inteligência não fosse a inteligência humana.

Visivelmente entusiasmado, o presidente reforçou seu compromisso com a cultura piauiense e com o fortalecimento da APL como um espaço vivo de reflexão e produção intelectual, defendendo uma atuação capaz de gerar impacto contínuo e dialogar de forma permanente com a sociedade.

A visita ao Portal Piauí Hoje também simbolizou a importância da parceria entre a imprensa e as instituições culturais, reconhecendo o papel do veículo na valorização da cultura, da história e da informação de interesse público no estado. O portal reafirmou seu compromisso com a divulgação de pautas que contribuam para o desenvolvimento intelectual, cultural e social do Piauí.

A entrevista completa estará disponível nessa quinta-feira (28) no Youtube do Portal Piauí Hoje.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: