A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de voos em 9 cidades nordestinas, entre próprias e da subsidiária sub-regional Azul Conecta nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. Uma estratégia da companhia para reduzir operações deficitárias, a medida deve impactar negativamente o turismo no Piauí.
No Piauí, as cidades de Parnaíba e São Raimundo Nonato serão afetadas a partir do dia 10 de março. O Aeroporto Serra da Capivara estava se destacando como um polo estratégico para o turismo regional. Políticos se manifestaram contra a suspensão.
O senador Marcelo Castro (MDB) disse que fará o possível para contornar essa situação. "É um problema que nós temos que resolver. Nós iremos tomar todas as providências para que esses voos continuem existindo. São Raimundo do Nato tem os sítios arqueológicos mais antigos das Américas, é visitado por pessoas do mundo inteiro e nós não podemos sofrer esse revés. Na semana que vem eu estarei em Brasília e vou falar com o ministro do Turismo, o ministro de Portos e Aeroportos, para a gente encontrar uma solução e resolver esse problema", disse.
O deputado federal Castro Neto (PSD) destacou como a decisão afeta diretamente o turismo, a economia e a mobilidade da região, "comprometendo os avanços conquistados nos últimos anos".
"Esta é uma decisão que afeta diretamente o turismo em São Raimundo do Nato e o acesso à nossa querida Serra da Capivara, que é um dos maiores patrimônios arqueológicos do mundo. Vamos lutar contra essa decisão, já estamos entrando em contato com a diretoria da Azul aqui em Brasília e Teresina, vamos juntar a bancada federal, chamar os senadores do Piauí e o governador para poder ter um diálogo com a Azul para reverter essa situação e que o nosso Piauí e nossa São Raimundo do Nonato não tenham esse prejuízo", afirmou.
Em Parnaíba, a Azul Conecta encerrará suas operações. Era um destino pertencente à Rota das Emoções da mesma forma que São Luís e Barreirinha, no Maranhão. Permanecerá apenas o voo regular da Azul para Confins, em Belo Horizonte.
Em São Raimundo Nonato, os voos para Recife serão descontinuados, impactando também municípios vizinhos, como Remanso, na Bahia. Os voos não tinham ocupações ruins, mas não chegavam a atingir 70%, na média, valor menor que a média da aviação comercial nacional.
Segundo a Azul, os motivos da suspensão são o grande aumento de custos, o aumento da cotação do dólar e limitações da cadeia de suprimentos aeronáuticos no mundo, inviabilizando os negócios regionais nesses estados.