A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí interceptou um carregamento irregular de 29 m³ de madeira serrada na BR-343, em Teresina, na manhã desta segunda-feira (23). A apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina, quando os agentes pararam um caminhão conduzido por um homem de 35 anos.
O motorista declarou que a carga, composta pelas espécies Eschweilera longipes (Tiriba) e Chrysophyllum venezuelanense (Guajará), vinha de Ulianópolis, no Pará, e tinha como destino final a cidade de Campo Maior, no Piauí. No entanto, ao verificar a documentação, a equipe da PRF constatou que o transporte estava totalmente irregular, sem a devida autorização fiscal e ambiental exigida para o transporte de madeira.
Além da irregularidade na documentação, os policiais suspeitaram que o veículo estivesse acima do limite de peso permitido, embora a confirmação exata não tenha sido possível por falta de uma balança no local da abordagem. Diante das violações, o caminhão, o motorista e a carga foram encaminhados à Unidade Operacional da PRF em Teresina. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) será responsável pela vistoria da madeira e tomará as providências legais necessárias.
A PRF destacou a importância da fiscalização ambiental como parte de sua missão de combate ao transporte ilegal de madeira. Somente em setembro, já foram apreendidos mais de 114 m³ de madeira transportada ilegalmente no estado do Piauí.
Fonte: Com informações da PRF