
Em meio às articulações para as eleições de 2026, lideranças do PT no Piauí trabalham para definir a composição da chapa do governador Rafael Fonteles. A informação é de uma importante liderança política do PT estadual, em visita ao portal Piauí Hoje nesta segunda-feira feira (19.05).
Segundo informações apuradas pelo Piauí Hoje, o nome preferencial de petistas para a vaga de vice-governador seria o do deputado federal Francisco Costa (Dr. Francisco), em uma movimentação que envolve rearranjos políticos e a entrada de novos nomes no cenário estadual.
Essas especulações, comuns em anos pré-eleitorais, também incluem a possível candidatura do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, como alternativa para a vice-governadoria. Lucas é o nome preferido pelo governador Rafael Fonteles como companheiro de chapa.
Nas articulações para as eleições de 2026, além da chapa majoritária, herdeiros de tradicionais lideranças políticas começam a ganhar espaço, como o médico Vinícius Dias, filho do ministro Wellington Dias e da ex-deputada Rejane Dias, que seria lançado como candidato a deputado estadual.
Rearranjos e interesses partidários
O plano inclui ainda o apoio do grupo de Vinícius Dias ao deputado Gil Carlos para uma vaga na Câmara Federal. Paralelamente, circula a informação de que o atual vice-governador, Themistocles Filho (MDB), poderia ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), caso o conselheiro Kléber Eulálio se aposente. No entanto, fontes próximas a Themistocles afirmam que ele deseja retornar à Presidência da Assembleia Legislativa (Alepi), o que complica a negociação.
O presidente estadual do PT, João de Deus Sousa, minimizou os rumores, classificando-os como "especulações naturais deste período". Já o deputado Gil Carlos elogiou os nomes de Dr. Francisco e Vinícius Dias, mas não confirmou sua própria candidatura ao Congresso Nacional.
Enquanto o vereador João Pereira afirmou que "o caminho é por aí", o ex-presidente estadual do PT, Francisco Limma, disse não ter sido informado sobre os detalhes, mas reconheceu a plausibilidade das articulações.
Reunião define estratégias
Nesta segunda-feira (19), o deputado federal Merlong Solano recebeu em seu gabinete, em Teresina, os deputados federais Francisco Costa, Florentino Neto e Flávio Nogueira e os pré-candidatos a deputado federal, ex-governador Wilson Martins, o ex-deputado José Santana e o deputado estadual Franzé Silva.
O encontro se deu para alinhar estratégias para fortalecer o Partido dos Trabalhadores com foco nas eleições de 2026.
Merlong destacou a importância de fortalecer a chapa do PT para deputados federais. “Já tivemos outros encontros assim e vamos continuar com as conversas, voltadas para os desafios do cenário eleitoral que se aproxima. O momento é de mobilização, de preparar o terreno, para ampliar a participação do PT na Câmara Federal”, disse o deputado.