Política

PCdoB conclama pela união do povo do Piauí para eleger Lula e Rafael no no 1º turno

Manifesto assinado pelo presidente do partido no Piauí diz que Sílvio Mendes representa Bolsonaro e as oligarquias do Piauí

Da Redação

Domingo - 25/09/2022 às 16:06



Foto: Arquivo do Piauí Hoje José Carvalho Rufino, presidente do PCdoB no Piauí
José Carvalho Rufino, presidente do PCdoB no Piauí

O presidente do Diretório Estadual do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, no Piauí, José Carvalho Rufino, lançou neste domingo uma espécie de manifesto do partido conclamando o povo do Piauí a se unir para derrotar as velhas oligarquias e manter a esperança de futuro melhor para o Brasil e para o Piauí, elegendo Lula presidente, Rafael Fonteles governador e Wellington Dias senador.

No documento, José Carvalho diz que o fisiologismo, a demagogia e a mentira, impulsionados pela ânsia da velha oligarquia em retornar ao poder no Piauí "tem manipulado e gerado ilusão em parte, minoritária, do eleitorado piauiense".

O presidente do PCdoB, acrescenta que muitos", pelo tempo decorrido, já não lembram ou não conheceram a prática política autoritária das poucas famílias que por quase duzentos anos governaram o Piauí, como se propriedade sua fosse".

A seguir, a íntegra do manifesto assinado pelo presidente do PCdoB no Piauí:

"Unir o povo, derrotar a oligarquia e manter viva a esperança

Camaradas, Companheiros, Democratas do Piauí!

O que está em jogo nas eleições de domingo próximo no Piauí e no Brasil, não é pouca coisa.

Nacionalmente, já a grande maioria do povo brasileiro e do Piauí tem ciência de que a disputa é entre CIVILIZAÇÃO, representada por LULA, e a BARBÁRIE, materializada no coisa ruim e, como mostram as pesquisas, o povo já escolheu a vida, a ciência e a justiça social.

Mas no Piauí, o fisiologismo, a demagogia e a mentira impulsionados pela ânsia da velha OLIGARQUIA em retornar ao poder, tem manipulado e gerado ilusão em parte, minoritária, do eleitorado piauiense. Muitos, pelo tempo decorrido, já não lembram ou não conheceram a prática política autoritária das poucas famílias que por quase duzentos anos governaram o Piauí, como se propriedade sua fosse.

Para refrescar a memória de muitos ou dar conhecimento aos que não viveram esse período nefasto da história política do Piauí, é importante lembrar que a OLIGARQUIA foi o sustentáculo da ditadura militar por aqui, respaldou as atrocidades dos generais contra o povo do Brasil. Em troca receberam migalhas para alimentar o poder local e perpetuar seu projeto de dominação. Mas foram derrotados, junto com o obscurantismo do governo militar.

A derrota das forças oligárquicas locais, foi fruto da resistência e amplitude de forças de Esquerda em aliança com Democratas e Progressistas que entendiam o mal que a OLIGARQUIA causava ao Piauí e ao seu povo.

Hoje, novamente, enfrentamos esse desafio. No domingo próximo o Piauí vai decidir se retroage ao período oligárquico, que legou ao povo piauiense à pobreza, concentração de terras e de renda, o analfabetismo e a exclusão social, tudo isso representado pelo candidato do União Brasil e do Bolsonaro no Piauí, ou se olha pra frente, reafirmando as conquistas políticas, democráticas econômicas e sociais, representadas por Rafael Fonteles, Wellington Dias e Lula.

Para o PCdoB, que engajou-se na luta contra a oligarquia, o caminho a seguir nunca foi tão claro. Unir o povo do Piauí, derrotar bolsonaro e a oligarquia que lhe representa no nosso estado e, levantar alto, a bandeira da ESPERANÇA, da LIBERDADE e da JUSTIÇA SOCIAL com a eleição de LULA Presidente, RAFAEL FONTELES Governador e WELLINGTON DIAS Senador.
É essa a conclamação que fazemos!
À VITÓRIA!

Teresina, 25/09/2022.
José Carvalho Rufino
Presidente do PCdoB do Piauí"

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: