
A proposição é do deputado estadual Hélio Rodrigues (PT). O parlamentar justificou seu requerimento dizendo que Joaquim Olegário de Barros Almeida concluiu o curso de Engenharia Eletrônica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quando estava no último ano do curso, em setembro de 1972, recebeu um desafio: participar da federalização dos serviços de telefonia no estado do Piauí, adiantando sua colação de grau. Até então, a população piauiense utilizava serviços de telefonia de empresas situadas no estado vizinho do Ceará.
Hélio Rodrigues disse ainda que o destino nunca permitiu que ele retornasse à sua residência paterna, isso porque bebeu da água do Rio Parnaíba e, como ensina a lenda, fincou em nossas terras suas raízes familiares, sem qualquer expectativa de migrar para outros rincões. Casou -se com uma piauiense e tiveram três filhos.
Como trajetória profissional em nossas terras, na recém criada Telepisa exerceu as funções de Chefe de Divisão, Chefe de Departamento, Diretor Técnico Operacional, Diretor Econômico Financeiro e até Presidente.
Segundo o deputado, por todo o relevante legado do Sr. Joaquim hipotecado em favor dos Municípios de Teresina e Simplício Mendes, foi agraciado com Título de Cidadania em ambos, nos anos de 2004 e 2011, respectivamente.
A Solenidade de entrega do título de Joaquim Olegário de Barros Almeida vai acontecer na manhã dessa sexta-feira (14),às 10h, no Plenário Deputado Waldemar Macedo, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).