Política

PABLO MARÇAL

Moraes intima Pablo Marçal por usar a rede social X durante o período eleitoral

Marçal desrespeitou uma ordem de bloqueio imposta por Moraes

Da Redação

Segunda - 07/10/2024 às 10:36



Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o empresário e influenciador de extrema-direita Pablo Marçal, que foi derrotado na corrida pela Prefeitura de São Paulo, seja intimado nesta segunda-feira (7) para prestar depoimento sobre o uso contínuo da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, durante o período eleitoral.

Marçal desrespeitou uma ordem de bloqueio imposta por Moraes, que proibia o uso da plataforma em todo o país enquanto a decisão judicial estivesse em vigor. De acordo com informações da coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, Marçal terá 24 horas para apresentar seu depoimento por escrito após ser intimado, com a expectativa de que a intimação seja cumprida ainda hoje por um oficial de Justiça.

Moraes destacou que a conduta de Marçal poderia caracterizar abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação, representando uma grave violação da legitimidade do processo eleitoral. Essa infração pode resultar na cassação do registro ou diploma de Marçal e em sua inelegibilidade, conforme decisões anteriores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, o ministro citou um caso anterior do TSE, que condenou o ex-deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR) por espalhar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, como referência para sua decisão.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: