
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) comemorou, durante seu discurso no Plenário, o bom desempenho do Programa Farmácia Popular, que atendeu 24 milhões de brasileiros em 2024 e agora passou a disponibilizar gratuitamente todos os 41 medicamentos e insumos.
"Esse programa que foi criado em 2004 e tem a missão nova de entregar medicamentos para a população que mais precisa dessa assistência. Desde o último dia 14, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, anunciou a entrega gratuita de todos os 41 medicamentos do Farmácia Popular às pessoas que precisam desse importante programa. E mais, fraldas geriátricas, assim como os absorventes para as pessoas beneficiárias do programa Dignidade Menstrual. Esse programa voltou com força, ele estava congelado", disse o deputado.
Merlong destacou que o número de pessoas atendidas pelo Farmácia Popular saltou de cerca de 20 milhões em 2022 para quase 25 milhões em 2024. Isso foi graças ao salto no orçamento, que passou de R$ 2 bilhões para R$ 3,6 bilhões em 2024. Agora, o governo mandou uma proposta de 4,2 bilhões em 2025 para dar sustentação à continuidade desse programa que é vital para as famílias que têm dificuldade de comprar certos medicamentos de uso contínuo. Além disso,
"O programa foi sendo reconstruído porque ele estava paralisado. Primeiro, o governo reabriu o cadastramento, o credenciamento de novos municípios e o resultado é que hoje já são 4.812 municípios do Brasil cadastrados no programa Farmácia Popular, fazendo com que ele chegue a maior parte da população brasileira. Segundo, o Ministério foi aumentando a abrangência da gratuidade, que até 2022 só chegava ao remédio contra asma, diabetes e hipertensão. Em seguida, incorporou a partir de 23 a osteoporose e agora todos os medicamentos do Farmácia Popular entregues gratuitamente à população que precisa", declarou Merlong.