Na sessão dessa quarta-feira (3), na Câmara dos Deputados, o deputado Merlong Solano (PT-PI) fez uma forte crítica à manutenção dos mandatos de alguns parlamentares. O parlamentar questionou "o que um parlamentar precisa fazer para ser afastado?”, cobrando da Câmara uma postura firme diante de deputados que se encontram em situação judicial considerada grave, como Eduardo Bolsonaro, que está há meses nos Estados Unidos; Carla Zambelli, presa na Itália após condenação; e Alexandre Ramagem, considerado foragido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a fala, Merlong questionou diretamente o limite da tolerância da Câmara: "O que precisa acontecer para que esta Casa cumpra seu dever ético? Temos parlamentares condenados, fugitivos e até presos. E a Câmara faz o quê? Nada.”
Merlong ressaltou que, mesmo sem exercer suas funções, os três parlamentares citados continuam com gabinetes mantidos, gerando despesas estimadas em cerca de R$ 450 mil por mês aos cofres públicos.
Para o parlamentar piauiense, a postura da Câmara diante desses casos cria um precedente perigoso:
“Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Alexandre Ramagem já conseguiram um salvo-conduto para fazerem o que quiserem e seguirem com seus cargos, gastando dinheiro público sem ter qualquer responsabilidade sobre o regimento da Casa.”
Merlong também criticou a atuação do Conselho de Ética, afirmando que o colegiado tem arquivado processos independentemente da gravidade das denúncias:
“Pelo que estamos vendo, nada faz um deputado perder o mandato. O conselho de ética tem salvado todos, não importa o crime ou quebra de decoro", disparou o deputado.
Por fim, Merlong Solano destacou que a omissão da Casa aprofunda a desconfiança da população no Congresso Nacional.
“Quando se pergunta ao povo brasileiro sobre a credibilidade da Câmara ou do Congresso, o sentimento é de enorme ceticismo. E situações como essas só ampliam o descrédito. Não é apenas a conduta desses três parlamentares que mancha esta instituição, é a nossa omissão também.”
Fonte: Redes Sociais
Mais conteúdo sobre:
#merlong solano #omissão #câmara #mandatos #eduardo bolsonaro #carla zambelli #alexandre ramagem #foragidos #presa #manutenção #gabinete #cofres públicos #afastamento