Política

ESCALA 6X1

Marcelo Castro diz que escala 6x1 “não se justifica mais” diante do avanço tecnológico

Senador piauiense afirmou que não há justificativa para manter seis dias de trabalho em um cenário de avanço da tecnologia e da inteligência artificial

Da Redação

31 de agosto de 2026 às 09:53 ▪ Atualizado há 24 minutos

Ver resumo
  • O senador Marcelo Castro (MDB-PI) apoia o fim da escala de trabalho 6x1, defendendo a mudança para o modelo 5x2.
  • A proposta será discutida e votada no Senado, e Castro retorna a Brasília para participar desse processo.
  • Ele argumenta que a escala 6x1 não se justifica no contexto atual de avanço tecnológico e digital.
  • A mudança para 5x2 é vista como uma forma de permitir mais tempo para atividades pessoais e familiares.
  • Marcelo Castro questiona quais senadores votariam contra a proposta, posicionando-se a favor dos trabalhadores.
  • A proposta está em análise e o relatório de Omar Aziz sugere uma redução gradual da jornada até 40 horas semanais.
  • Castro enfatiza que a mudança busca melhorar as condições de vida e dignidade dos trabalhadores no Brasil.

Print/ Redes Sociais Marcelo Castro em entrevista à União da Juventude Socialista (UJS) de Floriano
Marcelo Castro em entrevista à União da Juventude Socialista (UJS) de Floriano

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou que vai votar a favor do fim da escala de trabalho 6x1 e da adoção do modelo 5x2. A declaração foi dada em entrevista à União da Juventude Socialista (UJS) de Floriano, no Piauí.

Marcelo Castro disse que retornará a Brasília nesta segunda-feira (31) para participar das discussões e votação da proposta no Senado. Segundo o parlamentar, a atual jornada de seis dias de trabalho para apenas um de descanso não se justifica diante das transformações tecnológicas pelas quais passam diferentes setores da economia.

“Não se justifica mais a escala 6x1 no mundo tecnológico, no mundo digital, da inteligência artificial, da robotização de vários setores, da economia, da indústria”, afirmou.

Para o senador, a mudança para a escala 5x2 permitirá que os trabalhadores tenham mais tempo para atividades pessoais e convivência com a família.

“Não há a menor necessidade de você trabalhar seis dias e só ter um para você se dedicar a seus afazeres e a sua família. Então a escala 5x2 vai prevalecendo daqui para frente”, declarou.

Durante a entrevista, Marcelo Castro também fez um apelo aos demais senadores e questionou quem teria disposição para votar contra a proposta.

“Eu quero saber qual é o senador que vai ter coragem de votar contra o trabalhador e a trabalhadora do Brasil”, disse.

A proposta que trata do fim da escala 6x1 e estabelece a redução da jornada de trabalho vem avançando no Congresso. O relatório do senador Omar Aziz (PSD-AM), que prevê a redução gradual da jornada até 40 horas semanais, está pronto para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Marcelo Castro já havia declarado publicamente ser favorável à mudança. Ao finalizar a entrevista à UJS de Floriano, o parlamentar afirmou que a mudança representa uma pauta voltada à melhoria das condições de vida dos trabalhadores.

“Estamos juntos para um Brasil melhor, para um Piauí melhor e para ajudar o nosso povo a ter mais renda e viver com maior dignidade”, afirmou.

Fonte: Redes sociais