Política

ELEIÇÕES 2026

Mailza Assis (PP) é reeleita governadora do Acre

Mailza assumiu o governo em abril, após a saída de Gladson Cameli, e disputa seu primeiro mandato próprio à frente do Executivo estadual

Da Redação

25 de outubro de 2026 às 19:53 ▪ Atualizado há 17 minutos

Ver resumo
  • Mailza Assis, do PP, foi reeleita governadora do Acre no segundo turno das eleições de 2026.
  • Ela derrotou o senador Alan Rick, dos Republicanos.
  • Mailza liderou o primeiro turno com 49,76% dos votos, ou 218.760 votos.
  • Alan Rick recebeu 32,27% dos votos, totalizando 141.859 votos.
  • Mailza tornou-se governadora em abril, após Gladson Cameli deixar o cargo para disputar o Senado.
  • Ela foi vice-governadora eleita em 2022.
  • Mailza possui formação em Pedagogia e MBA em Políticas Públicas.
  • Foi senadora pelo Acre de 2019 a 2023.
  • Durante a campanha, destacou propostas em saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
  • Prometeu criar um pronto-socorro infantil e ampliar serviços médicos no interior.

Divulgação Mailza Assis (PP) é reeleita governadora do Acre
Mailza Assis (PP) é reeleita governadora do Acre

A governadora Mailza Assis (PP) foi reeleita no segundo turno das eleições 2026, neste domingo (26), para comandar o Acre pelos próximos quatro anos. segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A apuração ainda não foi encerrada, mas o resultado já está matematicamente definido. Ela derrotou o senador Alan Rick (Republicanos).

Mailza disputou o segundo turno após terminar a primeira etapa da eleição na liderança, com 49,76% dos votos válidos, o equivalente a 218.760 votos. Alan Rick ficou em segundo lugar, com 32,27%, totalizando 141.859 votos.

A candidata assumiu o governo estadual em abril deste ano, após a saída de Gladson Cameli (PP), que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Até então, Mailza ocupava a vice-governadoria, função para a qual foi eleita em 2022.

Formada em Pedagogia e com MBA em Políticas Públicas, Mailza também foi senadora pelo Acre entre 2019 e 2023, após assumir a vaga de Gladson Cameli, de quem era suplente. Antes de chegar ao governo estadual, atuou na administração pública municipal de Senador Guiomard.

Durante a campanha, a governadora defendeu a continuidade da gestão e apresentou propostas para áreas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Entre as medidas anunciadas estava a criação de um pronto-socorro infantil e a ampliação dos serviços médicos especializados no interior do estado.

A eleição deste domingo marcou a primeira disputa de Mailza por um mandato próprio à frente do Executivo estadual. A projeção do Datafolha foi divulgada enquanto a apuração oficial ainda estava em andamento.


Fonte: Folha de S.Paulo e TSE



Siga no WhatsApp (abre em uma nova aba)