Um levantamento feito pelo Poder360 com base nas últimas pesquisas PoderData revela que o pré-candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera a corrida eleitoral em 12 estados brasileiros. Já o atual chefe do governo, Jair Bolsonaro (PL), tem a maioria das intenções de voto em sete estados, além de também manter a dianteira no Distrito Federal.
Não há dados disponíveis no Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins. Vale destacar que esse levantamento não pode ser levado em consideração para o panorama nacional e em outros três estados, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, onde os dois pré-candidatos empatam na margem de erro.
Em 2018, quando foi eleito, Bolsonaro era o favorito em 16 Estados, mas de lá pra cá o cenário mudou e o presidente perdeu força nos maiores colégios eleitorais do país. Em São Paulo e Minas Gerais, são pelo menos 5 pontos percentuais a menos que Lula. Na Bahia, a distância entre os dois é de 43 pontos a favor do petista. Já no Rio de Janeiro, apesar do empate na margem de erro, matematicamente o pernambucano se sai melhor.
Nas últimas eleições, Bolsonaro ganhou no 1º turno em 16 Estados e no Distrito Federal, incluindo nos três maiores colégios eleitorais. O PT, com Fernando Haddad, venceu em outras 9 unidades da Federação, enquanto o Ceará optou por Ciro Gomes.
No cenário nacional, segundo o PoderData, Lula tem 44%, contra 36% de Bolsonaro.
PT é o partido com mais seguidores no Instagram e PL come poeira
Lula defende carnaval no orçamento: "Povo não quer só trabalhar, precisa sambar"; vídeo
Lula tem 51,7% dos votos válidos e venceria no primeiro turno, aponta nova pesquisa
Fonte: Poder 360