Política

CANDIDATO

Leandro Grass, presidente do IPHAN, será candidato do PT ao Governo do DF

Lideranças petistas no DF unificam apoio ao nome de Grass, destacando sua trajetória técnica à frente do patrimônio histórico

Por Luiz Brandão

Quarta - 05/11/2025 às 22:22



Foto: Luiz Brandão Leandro Grass durante entrevista no estúdio do portal Piauí Hoje
Leandro Grass durante entrevista no estúdio do portal Piauí Hoje

Em um ato político realizado na noite desta terça-feira (04/11) no Sindicato dos Bancários, as principais correntes do PT no Distrito Federal declararam apoio formal à pré-candidatura de Leandro Grass ao Governo do Distrito Federal (GDF). Grass, que atualmente preside o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi o nome encaminhado ao diretório nacional para liderar a chapa petista nas eleições de 2026.

O objetivo central da reunião foi dar o pontapé inicial no planejamento da pré-campanha e definir as estratégias para a construção de uma ampla unidade no campo progressista. Entre as ações já previstas, está a articulação de quatro grandes encontros regionais de mobilização ao longo de 2025, que envolverão militantes, lideranças petistas e partidos aliados.

Lideranças do PT de Brasília enfatizaram que a consolidação desse apoio majoritário é considerada crucial para fortalecer o PT-DF e o projeto que visa, nas palavras dos presentes, "derrotar a extrema-direita e promover a justiça social e a democracia no Distrito Federal".

Capacidade técnica

A escolha de Leandro Grass não é apenas política, mas também carrega o peso de um currículo técnico sólido. Nomeado para a presidência do IPHAN em 2023, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Grass é arquiteto e urbanista de formação, com mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).

À frente do instituto, ele tem sido uma peça-chave na reestruturação da política patrimonial federal, após anos de seguidos cortes orçamentários. Sob sua gestão, o IPHAN retomou editais de fomento à cultura, intensificou as ações de fiscalização de obras que impactam o patrimônio e trabalhou na revitalização de bens tombados, como o Conjunto Urbanístico de Brasília, patrimônio mundial pela UNESCO.

Sua atuação à frente do órgão é frequentemente elogiada por setores da cultura por conciliar o rigor técnico na preservação com uma visão de que o patrimônio deve ser vivo e acessível à população.

Militância política

A trajetória de Grass na militância política de esquerda em Brasília é antiga. Ele sempre esteve ligado a movimentos sociais e à luta por moradia e reforma urbana, temas que dialogam diretamente com sua formação profissional. Antes de assumir o IPHAN, ocupou cargos de confiança no GDF, incluindo a presidência da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília), onde já demonstrava a interseção entre sua expertise técnica e os projetos de governo.

O amplo apoio interno foi demonstrado pela lista de correntes petistas que já manifestaram suporte à sua candidatura, incluindo AE, AUL, CNB DF COM LULA, CNB DA UNIDADE, DS, EPS, MAS-PT, MLP, MS, NOVA TENDÊNCIA, PT de LUTAS e SOCIALISMO EM CONSTRUÇÃO.

"A candidatura de Leandro Grass representa a tentativa do PT de unir em um único nome a experiência na gestão pública federal, o conhecimento técnico em urbanismo e o histórico de militância partidária, em uma disputa que promete ser acirrada pela capital do país", diz Roberto Pinheiro, o "Tim", presidente do PT no Gama, cidade satélite de Brasília.

Tim, Leandro Grass e Ellen Borges durante festa política em Brasília 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: