Política

DESCARGA ELÉTRICA

“Pensei que ia morrer”: adolescente é gravemente ferido por raio durante ato de Nikolas

Adolescente de 17 anos relata momentos de pânico após ser atingido por descarga elétrica durante manifestação na Praça do Cruzeiro

Da Redação

Terça - 27/01/2026 às 10:39



Foto: Reprodução/internet Adolescente de 17 anos teve vários ferimentos nas costas
Adolescente de 17 anos teve vários ferimentos nas costas

Momentos de desespero marcaram a tarde de domingo (25/1) na Praça do Cruzeiro, em Brasília, quando um forte temporal provocou a queda de um raio durante a manifestação liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), nas proximidades do Memorial JK. Entre as vítimas está o jovem Eduardo Linhares, de 17 anos, que descreveu a sensação de acreditar que não sobreviveria ao impacto.

Ferimentos nas costas do adolescente | Foto: Reprodução

“Para mim, naquele momento, iria ficar vivo por mais uma hora”, relatou o adolescente, ainda abalado. Eduardo contou que a chuva era intensa quando, em questão de segundos, percebeu uma forte explosão sobre ele. 

Estava chovendo muito e, de repente, no espaço de um segundo, vi uma explosão em cima de mim e depois senti como se meu corpo tivesse sido jogado para trás. Parecia que a minha alma tinha se descolado. Depois, não me lembro de mais nada.

De acordo com a mãe do jovem, Eduardo desmaiou logo após a descarga elétrica, ao voltar a consciência, ainda no gramado, o adolescente relatou confusão e sonolência. “Quando acordei, não estava nervoso, só tentava entender o que tinha acontecido. Me sentia meio sonolento, como se fosse desmaiar novamente”, disse.

O susto aumentou quando ele percebeu que o pai também passava mal. “Vi minha mãe tentando ajudar meu pai, que estava com a mão no peito. Achei que ele estivesse tendo um infarto. Nessa hora, me espantei e comecei a raciocinar o que tinha ocorrido”, contou.

Ao tentar se levantar, Eduardo percebeu que não conseguia mover o corpo do pescoço para baixo

Naquele momento, algumas pessoas vieram me socorrer e me levaram para uma ambulância. Fiquei com medo de ter atingido algo internamente. Até porque, como estava completamente dormente, não sabia dos ferimentos ainda. Para mim, naquele momento, iria ficar vivo por mais uma hora, no máximo.

O adolescente foi encaminhado inicialmente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde recebeu os primeiros atendimentos, e depois transferido para uma unidade de saúde particular na Asa Sul. Segundo ele, a recuperação começou após a chegada ao hospital. “Foi graças aos dois médicos de lá que estou aqui contando essa história. Eles me atenderam muito bem. Fiquei traumatizado, com certeza. Foi um sentimento muito ruim”, desabafou.

Adolescente ficou gravemente ferido | Foto: reprodução

Na manhã desta segunda-feira (26/1), Eduardo realizou novos exames. Conforme informado pelos médicos à família, o quadro de saúde é considerado positivo, com previsão de alta médica para esta terça-feira (27/1), caso a evolução continue satisfatória.

Atendimentos e balanço oficial

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ao menos 89 pessoas receberam atendimento médico no local da manifestação, a maioria com sintomas de hipotermia. Do total, 47 vítimas foram levadas para unidades de saúde do DF, sendo que 11 necessitaram de cuidados mais complexos devido à descarga elétrica provocada pelo raio.

Dados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) apontam que 27 pessoas deram entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) após serem atingidas pela descarga elétrica, enquanto outras 14 foram atendidas no Hospital Regional da Asa Norte. Não houve registro de mortes.

Sobre o Ato
A manifestação na Praça do Cruzeiro marcou o encerramento da chamada “Caminhada da Liberdade”, que percorreu mais de 250 quilômetros entre Pacaraí (MG) e Brasília. Durante o trajeto, o deputado Nikolas Ferreira reuniu apoiadores em atos públicos em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso na Papuda.

Veja o vídeo


Fonte: Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: