O Jornal O Globo publicou, na edição desta quinta-feira (02), um artigo do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT-PI). No texto opinativo, o ministro destacou os ️avanços do combate à fome no país, enfatizando o conjunto de políticas e programas sociais reunidos no Plano Brasil Sem Fome.
Wellington Dias disse citou a pesquisa do IBGE que aponta que 24,4 milhões de brasileiros saíram da situação de fome em 2023. Ele disse que comparando com os dados de 2022, o país saiu de 15,5% para 4,1% dos brasileiros que enfrentam a insegurança alimentar.
"Ainda é muito, mas posso dizer que estamos no rumo certo, com a retomada e reestruturação das políticas públicas de redução da fome e da pobreza.
Para o ministro, a redução desse número se dá ao amplo conjunto de políticas e programas sociais reunidos no Plano Brasil Sem Fome, a retomada do crescimento da economia, com geração de emprego e renda, e a valorização do salário mínimo são alguns fatores que recolocam o Brasil em lugar de destaque na agenda de combate à fome no mundo.
Ele ainda destacou outra pesquisa do IBGE que mostrou o impacto fundamental do Programa Bolsa Família para nosso Brasil.
"Mostra que estamos cuidando da nossa gente, dando oportunidades, melhorando a vida das pessoas. Recebi a notícia com muita alegria, sentimento de dever cumprido, mas também com a certeza de que há muito a fazer. Combater a desigualdade é o objetivo do governo do presidente Lula, e vamos seguir avançando, vamos tirar o Brasil do Mapa da Fome e vamos continuar reduzindo as injustiças do nosso país", disse o ministro.
Veja a publicação na íntegra:
O Globo - Avanço na luta contra a fome.pdf