Política

Governo lança programa de modernização Pro Piauí Eficiência Ambiental

O programa de modernização da Semar tem como base quatro componentes que foram apresentados durante a cerimônia

Da Redação

Terça - 11/05/2021 às 09:51



Foto: Moura Alves/Ascom Semar Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro

O Governo do Piauí lançou hoje (11) o  Plano de Modernização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), o Pro Piauí Eficiência Ambiental. O objetivo do programa é implantar o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), que vai oferecer 39 serviços de licenciamentos.

De acordo com a Semar, os serviços que estarão incluídos são, 17 finalidades de uso de água, serviços voltados ao uso de recursos florestais, autorização de queima controlada, criação amadora de passeriformes e todos os tipos de renovação de licenças, outorgas, fiscalização e ICMS Ecológico, tudo isso de forma digital, reduzindo o tempo de tramitação do processo e aumentando transparência.

O programa de modernização da Semar teve a construção de quatro componentes que foram apresentados durante a cerimônia, o intuito é suprir as demandas com mais celeridades e eficiência.

A  secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, também esteve presente e pontou que hoje o sistema será referência. "Nós saímos de uma ponta, do único estado que não tinha para ser uma dos melhores do país, foi um sistema desenvolvido por técnicos do Piauí. São 33 atividades que podem tramitar o licenciamento. Nosso site também está no ar, então isso melhora o serviço digital e serviços do estado", disse.

O Governador Wellington Dias destacou sobre a importância da evolução da tecnologia e como os países tem se preocupado com a questão ambiental. "Meu sonho é que façamos este ano a plataforma, defina o que é o crédito floresta, ela é baseada no metro cubico da madeira que tem como saber quanto de madeira tem a serra da capivara, serra das confusões. Queremos avançar para poder integrar todos os órgãos", disse,

STF recebe notícia-crime contra Bolsonaro por prescrição de cloroquina

STF dá prazo para Anvisa detalhar documentos pendentes da Sputnik V

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: