O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (24), o Programa Mais Formação, Mais Renda, o maior pacote de qualificação profissional da história do Piauí. A iniciativa prevê a criação de mais de 83 mil vagas em diversos níveis de ensino (profissionalizante, técnico, graduação e pós-graduação) até 2030, com um investimento orçamentário superior a R$ 750 milhões. O programa visa vincular o aumento de vagas às reais oportunidades de trabalho, especialmente nas áreas prioritárias de Logística, Energias Renováveis, Agro, Tecnologia, Inovação, Turismo e Serviços.
Como parte fundamental da estratégia de expansão e para garantir essa vasta oferta de qualificação, o programa prevê a instalação de novos campi presenciais da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) entre 2026 e 2027 em quatro novos municípios: Barras, Paulistana, União e Valença
Além da Uespi, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) também ganhará novas unidades em Altos, Barras, Esperantina e Luzilândia, enquanto o Piauí Instituto de Tecnologia - PIT expandirá significativamente para mais 18 municípios.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, reforçou que a iniciativa está "ampliando o número de vagas nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, conectando essa oferta às demandas do mercado de trabalho," garantindo "mais qualificação, mais oportunidades e mais renda para o povo do Piauí.”
O programa será executado em parceria com instituições públicas de ensino superior, centros de pesquisa, órgãos de fomento, instituições de tecnologia e o Sistema S, consolidando uma rede de cooperação voltada para a qualificação da juventude e dos trabalhadores piauienses.
“A ideia é fazer a maior expansão dos cursos de formação para o povo piauiense. Sempre vinculando esse aumento de vagas às reais oportunidades de trabalho, para que essa formação represente mais renda e a gente tenha a educação como importante papel no fortalecimento das rendas das famílias piauienses”, frisou o governador Rafael Fonteles.
O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges, destacou que a parceria vai ampliar a oferta de cursos na área de tecnologia. “A previsão inicial é de que ofertemos aproximadamente 10 mil vagas extras para capacitar os jovens piauienses ao longo de quatro anos, definindo progressivamente as áreas e os eixos conforme a demanda do Estado”, afirmou.
Fonte: Secom/PI
Mais conteúdo sobre:
#NOvos campus da Uespi #Rafael Fonteles #Governador Rafael Fonteles #Programa Mais Formação #Mais Renda #ensino profissionalizante #técnico #graduação #pós-graduação