A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann, disse que Lula está "muito bem" e que o presidente cancelou a viagem para a Rússia por orientação médica, para se preservar. Lula sofreu um acidente doméstico no sábado (19) e teve um ferimento corto-contuso na região occipital da cabeça, de acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, para onde foi levado.
"Conversei com o presidente Lula. Ele está muito bem, apenas se preservando de uma viagem longa, muitas horas de voo, por orientação médica. E agradece as manifestações de carinho de todo o país. Amanhã já estará a postos, se dedicando ao Brasil como sempre faz", escreveu Gleisi, nas redes sociais.
Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, após retornar de São Paulo, onde participou de uma live com o candidato à prefeitura da capital paulista, Guilherme Boulos (PSOL). Ele iria viajar para a Rússia na tarde desse domingo (20), para participar da 16ª Cúpula dos Brics. Agora, o presidente deve participar do evento por videoconferência.
Segundo o boletim do Hospital Sírio-Libanês, o presidente foi orientado a evitar viagens aéreas de longa distância, podendo exercer suas demais atividades.