
O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí, nessa quarta-feira (26), para falar sobre a criação da Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e apelar ao governador Rafael Fonteles para que destine os mesmos investimentos à Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O decreto que autoriza a criação da Faculdade PIT foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado de 10 de fevereiro. A instituição promoverá o ensino, a pesquisa e a extensão, prioritariamente nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática, com foco em inovação tecnológica, empreendedorismo e impacto social. A faculdade ofertará cursos de graduação, pós-graduação, curta duração, livres, técnicos e tecnológicos, voltados à formação profissional e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
"É válida a intenção. Eu não me oponho. Pelo contrário. Apoio toda iniciativa que busque aprimorar a educação em nosso estado, mas faço um pedido ao governador: que ele olhe para a Uespi, que transforme a nossa universidade em referência, com mais investimento, mais cuidado, mais estrutura. Que a Uespi seja prioridade", frisou Gessilvaldo Isaías.
"É fundamental investir na Uespi, na construção e reforma de salas de aula, na aquisição de equipamentos modernos e, sobretudo, no valoroso corpo docente e de servidores que mantêm essa universidade funcionando", defendeu o parlamentar.
Formado em Pedagogia pela Uespi, Gessivaldo disse que a instituição está pedindo socorro. "A Uespi é um pilar fundamental para o desenvolvimento do Piauí. Já formou inúmeros cidadãos de bem, profissionais competentes, que hoje contribuem para o crescimento do nosso estado", destacou.
Fonte: Alepi