
A Federação PSDB/Cidadania oficializou, nesta segunda-feira (15), o apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT). O ato foi realizado na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Plug Propaganda, localizado no Jóquei, na zona Leste de Teresina.
Agora sob a liderança de Fernando Said, o grupo tomou a decisão de apoiar Fábio Novo com base em diálogos que o consideraram o melhor nome para a capital, segundo informado pelo presidente da Federação em Teresina.
“Estamos vivendo um momento difícil. Para tirar a cidade desse buraco, precisamos de uma pessoa de bem, de fé. Fábio é o melhor para Teresina neste momento. O plano de governo é coordenado por um nato do PSDB, que é o professor Washington Bonfim. Nosso pensamento, portanto, está contemplado nessa aliança com Fábio Novo”, declarou Fernando Said.
Fernando Said também falou sobre a escolha de seu nome para liderar o grupo na capital. Segundo ele, sua escolha como presidente é a validação dada pela Nacional para as decisões tomadas pela nova diretoria.
O antigo presidente da aliança, Jorge Lopes, foi retirado do cargo após intervenção da presidência nacional. Ele também havia tentado uma pré-candidatura, mas desistiu por falta de apoio dos pré-candidatos a vereadores da Federação.
Alguns dias atrás, o presidente estadual do Cidadania, jornalista Mário Rogério, formalizou o apoio ao petista, o que levantou boatos de um possível rompimento da Federação em Teresina. Inclusive, foi comentado que talvez o PSDB anunciasse apoio ao pré-candidato a prefeito do União Brasil, Silvio Mendes.
Estiveram presentes no ato membros dos dois partidos, vereadores e pré-candidatos a vereador. Na ocasião, o ex-prefeito Firmino Filho foi lembrado por amigos e companheiros políticos.
Novo comentou que a aproximação entre PSDB e PT já ocorreu em diversos momentos da política piauiense e, dessa forma, a aliança é compreensível. O pré-candidato lembrou, por exemplo, que já foi filiado ao partido tucano. O deputado também lembrou a relação de parceria que exerceu com Firmino Filho.
“A parceria PSDB e PT sempre deu bons frutos para Teresina. Nosso saudoso deputado Assis Carvalho foi o que mais conseguiu recursos na área da saúde para implementar Unidades Básicas em Teresina na gestão de Firmino Filho. Tudo feito com diálogo político e extremo respeito e amizade que tínhamos com Firmino”, disse Fábio Novo.
A Federação também garantiu que a chapa de pré-candidatos a vereador está mantida. Ao todo, serão 30 nomes do PSDB e Cidadania. Assim, o número de pré-candidaturas a vereador aliadas a Fábio Novo salta para 270.