Política

ELEIÇÕES

Em caminhada no Parque Piauí, Fábio Novo promete dobrar escolas de tempo integral

Muitas mães comerciantes na região precisam se desdobrar para trabalhar e manter os filhos na escola

Da Redação

Terça - 10/09/2024 às 11:51



Foto: Moisés Saba Fábio Novo participa de caminhada no Parque Piauí e ouve demandas de comerciantes e moradores
Fábio Novo participa de caminhada no Parque Piauí e ouve demandas de comerciantes e moradores

O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), participou, na manhã de hoje (10), de uma caminhada na Avenida Juarez Távora, localizada no bairro Parque Piauí, zona Sul da cidade. No percurso, Novo ouviu demandas da população, principalmente de mães sobre a educação. Muitas são comerciantes na região e precisam se desdobrar para trabalhar e manter os filhos na escola.

“Uma das nossas principais propostas é dobrar o número de escolas de tempo integral. Eu, como professor, acredito muito na escola de tempo integral. Temos um gargalo muito forte, que é a vaga na creche. Atualmente, Teresina não cumpre o que manda o Plano Nacional de Educação, que é ter pelo menos metade das crianças de até três anos matriculadas”, explicou Fábio Novo.

Além de investir em escolas, o plano de governo de Fábio também foca na valorização do servidor com reajuste salarial e programas de capacitação tecnológica.

Ainda durante a caminhada, Fábio Novo conversou com Raylla Silva, vendedora e mãe de Wallace, que tem três anos de idade e foi diagnosticado com autismo. Sua principal queixa é a demora em conseguir especialistas para o tratamento do seu filho.

“Estou há mais de um ano na fila para conseguir tratamento para meu filho. Nunca saiu uma consulta para ele. Eu estou com sete pedidos de diferentes áreas para o tratamento e, até o momento, seguimos nessa fila”, contou Raylla.

Fábio Novo tem reforçado a atenção que o município deve oferecer às mães de crianças autistas. Em suas reuniões e caminhadas pela cidade, uma das principais queixas é a fila para conseguir um laudo médico comprobatório referente ao autismo e à iniciação do tratamento, além da inclusão da criança na escola.

“Teresina tem uma população de 250 mil pessoas com deficiência. Em nosso plano de governo, além da criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, queremos implantar, em cada zona da cidade, um centro que cuide dessas crianças. Encontro muitas mães com filhos autistas e tenho esse compromisso de dar a assistência necessária”, finalizou Fábio Novo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: