Política

REPRESENTAÇÃO TRANS

Eleição amplia presença trans na Câmara dos Deputados

Thabatta Pimenta se junta a Duda Salabert e Erika Hilton na representação trans.

Teresinha Ferreira

05 de outubro de 2026 às 14:44 ▪ Atualizado há 47 minutos

Ver resumo
  • Thabatta Pimenta (PSOL-RN) foi eleita deputada federal, ampliando a representatividade trans na Câmara dos Deputados.
  • Juntam-se a ela as reeleitas Duda Salabert (PSOL-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP).
  • No nível estadual, foram eleitas Natasha Ferreira (PT-RS) e Sofia Favero (PSOL-SP), além das reeleitas Dani Balbi (PCdoB-RJ) e Linda Brasil (PSOL-SE).
  • Linda Brasil aguarda decisão judicial para tomar posse em Sergipe.
  • A Antra enfatizou o avanço com 116 candidaturas trans neste ano.
  • A entidade destacou a importância da participação política para a defesa da democracia e dos direitos humanos.
  • Representatividade trans é vista como instrumento para ampliar a disputa por direitos e proteger vidas.

Agência Brasil Presença trans na Câmara dos Deputados
Presença trans na Câmara dos Deputados

A eleição de Thabatta Pimenta (PSOL-RN) como deputada federal reforça a atuação da população trans na Câmara dos Deputados. Ela se junta às reeleitas Duda Salabert (PSOL-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP).

Nas assembleias estaduais, a representatividade cresceu com a eleição de Natasha Ferreira (PT-RS) e Sofia Favero (PSOL-SP). Elas se somam às reeleitas Dani Balbi (PCdoB-RJ) e Linda Brasil (PSOL-SE).

No entanto, a posse de Linda Brasil, terceira mais votada em Sergipe, aguarda decisão judicial sobre o DRAP da Federação PSOL/Rede.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) destacou a importância desse avanço, com 116 candidaturas trans neste ano. "Não é apenas produzir números. É registrar nossa participação política", afirmou em comunicado.

Segundo a Antra, essas conquistas são um passo na defesa da democracia e direitos humanos, ressaltando que a representatividade vai além do exercício de mandato.

"Amplia nossa capacidade de disputar direitos, proteger vidas e construir uma democracia mais inclusiva," concluiu a associação.

Fonte: Agência Brasil