Política

CRIME

Duda Salabert relata tentativa de homicídio na Grande BH

Deputada afirma que foi atacada durante fiscalização de suposta extração ilegal de minério na Grande BH; boletim da PM registra ocorrência como lesão corporal

Teresinha Ferreira

04 de setembro de 2026 às 11:47 ▪ Atualizado há 42 minutos

Ver resumo
  • Duda Salabert, deputada federal, relatou ter sofrido tentativa de homicídio durante verificação de extração ilegal de minério.
  • O incidente ocorreu na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, uma área com histórico de crimes relacionados ao minério.
  • Ao fazer imagens do local, Duda e seu assessor foram abordados por homens suspeitos.
  • Tentando fugir, ambos caíram e foram agredidos.
  • Celulares da deputada e do assessor foram confiscados e lançados pelos agressores.
  • Após rastreamento, os dispositivos foram recuperados.
  • Duda sofreu luxação no ombro e escoriações, sendo atendida no Hospital Mater Dei.
  • Embora a assessoria fale em tentativa de homicídio, o boletim policial registrou o caso como lesão corporal.
  • Até o fechamento do relato, nenhum suspeito havia sido preso.

Divulgação Deputada federal Duda Salabert afirma ter sido vítima de tentativa de homicídio durante fiscalização de suposta extração irregular de minério na Grande BH.
Deputada federal Duda Salabert afirma ter sido vítima de tentativa de homicídio durante fiscalização de suposta extração irregular de minério na Grande BH.

A deputada federal Duda Salabert (PSOL-MG) afirmou ter sido vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada desta sexta-feira (4), durante uma ação para verificar uma denúncia relacionada à suposta extração ilegal de minério na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana da capital mineira. Segundo o boletim de ocorrência, Duda estava acompanhada de um assessor nas proximidades de uma alça de acesso a Nova Lima, em uma região onde já existem registros relacionados a furto e extração de minério. Ao perceberem pessoas em atitude considerada suspeita, a parlamentar começou a fazer imagens do local.

Ainda conforme o relato registrado à Polícia Militar, os homens retornaram em direção à deputada e ao assessor. Temendo uma abordagem, os dois tentaram fugir por um barranco, mas caíram e foram alcançados.

Duda e assessor relatam agressões

O assessor relatou aos policiais que foi segurado por um dos homens enquanto outro pegou um de seus celulares e o arremessou nas proximidades. Ele afirmou ter sido atingido com chutes na cabeça e em outras partes do corpo. Duda também declarou ter sido abordada e agredida. O celular utilizado pela parlamentar teria sido tomado e arremessado pelos suspeitos. Depois das agressões, os dois homens fugiram. O assessor possuía outro aparelho e conseguiu utilizar uma conexão Wi-Fi para rastrear um dos telefones. Os celulares foram posteriormente localizados.

Deputada teve luxação no ombro

Duda Salabert foi encaminhada ao Hospital Mater Dei, em Nova Lima. O atendimento médico apontou escoriações pelo corpo e luxação no ombro direito. A ocorrência policial foi acionada por volta das 0h23 desta sexta-feira, quando a parlamentar já estava na unidade hospitalar. Até a manhã desta sexta, nenhum suspeito havia sido preso.

Assessoria fala em tentativa de homicídio; BO registra lesão corporal

A equipe da deputada classificou o episódio como uma tentativa de homicídio. Entretanto, o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar registrou inicialmente o caso como lesão corporal. A diferença é importante porque a classificação jurídica definitiva dependerá da investigação e dos elementos reunidos pelas autoridades.