
O Diretório Estadual do Partido Progressistas no Piauí (PP) ingressou com processo no Tribunal Regional Eleitoral para desvincular a imagem de Bolsonaro dos seus pré-candidatos no Estado. O partido alegou na ação que postagem divulgada no Instagram de atividade de pré-campanha da oposição em que a imagem do presidente Jair Bolsonaro aparece junto aos pré-candidatos Silvio Mendes, Iracema Portela e Joel Rodrigues, seriam “frutos de edições e não passam de fake news”.
De acordo com a ação protocolada pelo partido na Justiça Eleitoral, “é notável fake news, na medida em que o representante busca vincular, através de edição de imagem, a figura do presidente ao evento em questão, que frise-se, não guarda qualquer relação com as eleições a nível federal”.
O partido de Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, o Progressistas rejeita o apoio do Presidente aos seus pré-candidatos no Piauí, afirma que a tentativa de associação tem o propósito de amenizar o altíssimo índice de rejeição que aparece nas pesquisas mais recentes do atual presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.
As últimas pesquisas divulgadas têm mostrado que Bolsonaro detém índice de rejeição superior a 70% entre o eleitorado piauiense.
Alguns dias depois do ingresso da ação, porém, o Progressistas do Piauí pediu desistência do processo, mas o pedido inda tramita no TRE.
Ciro Nogueira é uma das lideranças mais expressivas do Centrão e atual ministro-chefe da Casa Civil, um dos principais ministérios do Governo Bolsonaro.