Política

POLÊMICA

Deputado aprovam Moção de Repúdio a fala do prefeito Mão Santa

O prefeito Mão Santa falou durante uma transmissão ao vivo que a governadora do Piauí era uma "macumbeira"

Da Redação

Segunda - 04/04/2022 às 15:53



Foto: Divulgação Representantes de religiões de matriz africana na ALEPI
Representantes de religiões de matriz africana na ALEPI

Deputados estaduais aprovaram nesta segunda-feira (4), Moção de Repúdio a declaração do prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, o "Mão Santa", que se referiu a governadora do Piauí, Regina Sousa como uma "macumbeira". Os deputados Franzé Silva (PT) e Henrique Pires (MDB) propuseram "voto de repúdio" contra Mão Santa,  aprovado pelo Plenário por unanimidade.

Durante a ação, estiveram presentes representantes de religiões de matriz africana. Eles acompanharam as manifestações dos parlamentares e a votação da nota de repúdio. "O Piauí é o quarto Estado que mais violenta as comunidades tradicionais de Matriz Africana. A partir dessa fala [do Mão Santa] fica claro o quanto o Poder público e as autoridades devem trabalhar a sociedade com relação ao preconceito", finalizou o Pai Rondinele Santos, coordenador nacional da Articulação Nacional de Povos de Matriz Afro e Ameríndia (ANPMA).

 O deputado Fábio Novo (PT), argumentou que a fala de Mão Santa é machista, racista e deixa explícita a ideia de que religiões africanas e seus seguidores são ruins."Este documento sendo aprovado hoje na casa vai servir para que qualquer pessoa entenda que a gestão pública é para a diversidade. Por mais mulheres no poder, sim. Respeito à Regina Sousa, respeito às nossas religiões de Matriz Africana, que vieram pra cá quando esse país estava sendo colonizado. Esse povo tem história e merece ser respeitado", acrescentou Fábio Novo.

"Uma estupidez que vem de um representante do povo. [...] O que existe é discriminação”. Teresa Britto (PV) relatou que foi triste ver a tentativa de rebaixar a governadora também por ela ser mulher. “Será que uma mulher negra, pobre, não pode chegar à instância máxima de governar o Piauí? Será que é só para os brancos, para os homens? As mulheres não podem chegar ao poder?”, questionou o deputado Carlos Augusto.

FALA POLÊMICA

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil) durante uma live transmitida ao vivo nas redes sociais, criticou a posse da nova governadora Regina Sousa (PT) e chegou a chama-la de macumbeira. No momento, o prefeito estava rodeado de assessores e familiares. Mão Santa já é conhecido por dar declarações polêmicas de cunho racista e  homofóbico.

''A maior avacalhação. Aliás, eles estão sendo. Assumiu aí uma macumbeira. O povo tem o governo que merece. Nós vamos ter a maior avacalhação em tudo. O povo tem o governo que merece", atacou Mão Santa.

VEJA O VÍDEO:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: