
O governador Rafael Fonteles exonerou, a pedido, o coronel Carlos Augusto do cargo de secretário de Justiça do Piauí (Sejus). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (14), com efeitos a partir desta terça-feira (15).
A exoneração foi para permitir que o coronel, que também é deputado estadual, retorne à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apresentar pessoalmente os projetos de lei que integram o Pacto pela Ordem, um conjunto de medidas apresentadas pelo Governo do Estado para intensificar a repressão ao crime organizado e a delitos violentos.
Segundo a assessoria da Sejus, durante seu retorno ao Legislativo, o deputado também apresentou requerimento propondo uma sessão solene em alusão aos 190 anos da Polícia Militar do Estado. A homenagem também reconhece a própria trajetória de Carlos Augusto, que é o primeiro militar da corporação a conquistar uma cadeira no parlamento estadual.
O deputado deve ser nomeado novamente para a secretaria nos próximos dias.
Ocupando desde o início da gestão de Rafael Fonteles, em 2023, Carlos Augusto acompanha o governador em Brasília nesta terça-feira (15), onde participam de uma audiência no Ministério da Justiça. Rafael Fonteles busca conseguir apoio federal para construir uma nova unidade prisional femininna em Altos.