O Piauí recebe, nesta segunda-feira (1º), no Hotel Blue Tree, em Teresina, a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, com a presença dos governadores da região. Durante o encontro, ocorrerá a divulgação dos projetos selecionados na Chamada Nordeste, o maior investimento em industrialização da história da região.
A iniciativa revelou o forte potencial da região para a neoindustrialização: foram 246 propostas recebidas, totalizando R$ 127,8 bilhões em demanda de crédito, volume quase 13 vezes superior à estimativa inicial. Com a seleção concluída, BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa, Finep, Sudene e Consórcio apresentarão os projetos selecionados para receber o investimento.
Os governadores também irão lançar o Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), iniciativa do Consórcio em parceria com a Dataprev e a multinacional chinesa Huawei. A ação está alinhada ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA 2024-2029), com foco em cinco pontos principais: implantação de infraestrutura avançada para IA no Nordeste; formação de especialistas na área; construção de modelos de IA para desafios regionais; transferência de tecnologia entre Brasil e China; e fortalecimento do ecossistema de inovação, estimulando a atração de investimentos e o desenvolvimento socioeconômico.
No evento, serão apresentados dois estudos: “Powershoring como estratégia de desenvolvimento”, com o economista Jorge Arbache (ICS), e “Futuro digital do Nordeste”, produzido pelo Banco Mundial.
Na programação consta ainda a assinatura de acordos de cooperação entre cinco instituições: ENAP, Sebrae, Apex, Instituto Ethos e Norgás. Além disso, serão apresentadas as Câmaras Temáticas do Consórcio.
O encontro será marcado ainda pela divulgação do Relatório 2025 do Consórcio Nordeste, a entrega do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica e a aprovação do orçamento de 2026.
Fonte: Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#Assembleia Geral do Consórcio Nordeste #governadores #industrialização #Centro de Inteligência Artificial do Nordeste