Política

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão do Senado vai debater criação de universidade voltada para povos indígenas

Essa é uma demanda antiga do movimento indígena, de grande importância para a defesa do meio ambiente e para a preservação da cultura indígena

Da Redação

Quarta - 11/09/2024 às 15:28



Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Indígenas yanomami
Indígenas yanomami

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado vai discutir, em audiência pública na próxima quarta-feira (18), a criação de uma instituição de ensino superior voltada para os povos indígenas. Solicitada pelo senador Bene Camacho (PSD-MA), a audiência vai debater uma demanda antiga do movimento indígena.

"A universidade dos povos indígenas é uma iniciativa de grande importância para a defesa do meio ambiente, para a preservação da cultura indígena, além de ser um importante mecanismo para incrementar o impacto social e econômico diante do novo paradigma da economia verde que se avizinha", diz o senador, que argumenta que a criação da universidade também beneficiará o país no cenário internacional.

"A universidade representa um passo importante para a valorização das culturas indígenas e a proteção do meio ambiente, com a promoção de desenvolvimento mais justo e sustentável. Há um simbolismo especial, que pode sinalizar ao mundo que o Brasil assumirá a liderança no novo paradigma que se avizinha, diante da urgência imposta pela crise climática e da crescente tendência global em direção a uma economia verde, de baixo carbono", afirma.  

O evento é interativo e as pessoas podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: