Política

CARAVANA FEDERATIVA

Caravana Federativa vai reforçar parceria entre governos estadual e federal, diz ministro

O evento, voltado para gestores estaduais e municipais, acontece nesta quinta (20) e sexta (21)

Da Redação

Quinta - 20/06/2024 às 11:08



Foto: Divulgação/Governo do Piauí O ministro Alexandre Padilha e o governador Rafael Fonteles
O ministro Alexandre Padilha e o governador Rafael Fonteles

A Caravana Federativa, evento voltado para gestores estaduais e municipais, teve início hoje (20), no Centro de Convenções de Teresina. Participaram da solenidade de abertura do evento o governador Rafael Fonteles; o deputado estadual Fábio Novo; a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva; e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além de outras autoridades.

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que chegará ao Piauí somente amanhã (21), enviou uma mensagem em vídeo agradecendo o trabalho de todos os envolvidos na organização do evento. "Esse é um momento simbólico de reforçar a parceria entre o governo do presidente Lula e o governador Rafael Fonteles. [...] A Caravana Federativa é esse grande momento, onde levamos todos os ministérios e empresas públicas do Governo Federal, para estar junto com as equipes do Governo do Estado para atender cada município e acelerar a liberação dos recursos, investimentos e construir parcerias. A Caravana Federativa tem a intenção de celebrar essa relação de diálogo entre o Governo Federal, o Governo do Estado e o conjunto de municípios do Piauí, independente de colocação partidária", declarou.

O governador Rafael Fonteles  cumprimentou as autoridades presentes no evento e disse que é uma felicidade ter um governo federal dirigido por um homem experiente, comprometido com a causa do povo e com os princípios da República Federativa do brasil. "Diferentemente do governo anterior, o presidente Lula tem a percepção e concepção clara de que as relações entre os entes da federação têm que ser republicanas, como manda nossa Constituição. Independente de não ter sido votado por diversos governadores e prefeitos, todos os programas que o presidente Lula lança são para todos os estados e municípios do Brasil", afirmou Rafael Fonteles.

Abertura da Caravana Federativa no Centro de Convenções de Teresina

A abertura também contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Evandro Alberto; o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professor João Paulo Sales Macedo; o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Gildásio Guedes; o prefeito de Caridade, Toninho de Caridade, Presidente da Associação Piauiense de Municípios(APPM), entre outras autoridades.

Durante a coletiva de imprensa antes da abertura oficial, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do fortalecimento e a articulação entre gestores estaduais, municipais e federais para discutir programas, políticas e serviços públicos, que beneficiam diretamente a população. 

O evento ofertará atendimento personalizado, durante toda a quinta-feira (20) e na manhã de sexta-feira (21), aos gestores municipais e estaduais do Piauí para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios. Os dois dias também contarão com palestras e painéis abertos ao público.

O presidente Lula deve participar do encerramento do evento nesta sexta-feira (21), após cumprir agenda no Piauí. Será a primeira vez que Lula estará presente na caravana, que já percorreu nove estados brasileiros, com o objetivo de promover a articulação entre as esferas de governo (federal, estaduais e municipais), discutindo programas, políticas e serviços públicos. A ação itinerante terá a participação de mais de 40 órgãos federais, dentre ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas.

A Caravana Federativa no Piauí é uma realização do governo federal, em parceria com o Governo do Estado e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além do apoio do Sebrae e Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: