O Brasil será o anfitrião, pela quarta vez, do Fórum Sindical do Brics, programado para os dias 22 e 23 de abril de 2025, em Brasília. O evento, que reunirá centrais sindicais de países membros do bloco, terá como temas principais “transição justa” e “inteligência artificial” (IA).
Conforme informações divulgadas pela Agência Brasil, a cúpula do Fórum será coordenada pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), com a liderança do evento sendo rotativa entre as centrais sindicais brasileiras. A expectativa é de que este seja o maior fórum realizado até agora, especialmente com a inclusão de novos países no Brics.
Sendo esta a quarta vez que o país recebe o evento, entre os temas que dominarão as discussões estão inteligência artificial, mudanças climáticas e a reforma da governança global. O Brasil, que assumirá a presidência rotativa do grupo no início de 2025, buscará aproveitar a oportunidade para avançar em questões como a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
O Fórum também poderá expandir seus tópicos de discussão, caso haja consenso entre os participantes. Cada central sindical poderá enviar dois representantes para o evento, que visa fortalecer o diálogo entre os trabalhadores dos países que compõem o bloco.
A reunião de cúpula ocorrerá em meio a um cenário global de crescente importância do Brics, antes formado apenas pelo Brasil, Rússia, Índia e China, e África do Sul. Agora conta com a adesão de novos membros, como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia.
Fonte: Agência Brasil