Política

Bolsonaro faz breve discurso, não reconhece derrota e defende protestos

Em nenhum momento Bolsonaro pediu que os manifestantes encerrassem os movimentos

Da Redação

Terça - 01/11/2022 às 16:51



Foto: Reprodução Bolsonaro faz rápido pronunciamento dois dias após perder as eleições
Bolsonaro faz rápido pronunciamento dois dias após perder as eleições

Por volta das 16h30 desta terça-feira (1º), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou pela primeira vez desde a derrota para Lula (PT) na eleição de domingo (30). Em um rápido discurso no Palácio do Alvorada, Bolsonaro não citou o nome de Lula, não reconheceu a derrota e falou sobre os protestos que estão acontecendo nas rodovias de todo país.

Bolsonaro estava acompanhado de sua equipe e iniciou o discurso agradecendo seus eleitores. Ele disse que os protestos são fruto da "indignação" das pessoas por se sentirem supostamente injustiçada. O presidente não contestou o resultado das urnas e em nenhum momento pediu aos manifestantes encerrarem os movimentos.

"Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são frutos de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir", declarou Bolsonaro.

Jair Bolsonaro é o primeiro presidente da história do Brasil que não discursou após perder a eleição, não reconhecendo a vitória do seu adversário. Ele também foi o único que não se reelegeu.

Após a fala de Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas) discursou e afirmou que dará início à transição de governo.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.

"Estamos lidando com um moleque", diz ministro do STF sobre silêncio de Bolsonaro

Bolsonaro convoca ministros militares e aliados para reunião de emergência no Alvorada

Caminhoneiros bolsonaristas bloqueiam rodovias em vários estados em protesto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: