Política

DEPOIMENTO NO STF

Bolsonaro chama apoiadores que pediram intervenção militar de "malucos"

Ex-presidente prestou depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no processo que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado

Da Redação

Quarta - 11/06/2025 às 10:01



Foto: TV Justiça/reprodução Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, nesta terça-feira (10), ter incentivado os ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e chamou de "malucos" os apoiadores que defendiam medidas extremas, como um novo AI-5. Ele prestou depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no processo que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado. 

"Tem os malucos que ficam com essa ideia de AI-5, de intervenção militar das Forças Armadas... que os chefes das Forças Armadas jamais iam embarcar nessa só porque o pessoal estava pedindo ali", afirmou Bolsonaro durante o interrogatório.

O ex-presidente foi questionado sobre a omissão diante dos acampamentos que pediam um golpe militar após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro afirmou que preferiu não agir diretamente para evitar que os manifestantes se dirigissem à Praça dos Três Poderes. “Se nós desmobilizássemos aquilo, poderia o pessoal ir na região da Praça dos Três Poderes, o que é pior ainda”, disse.

Ele também alegou que, após a derrota nas urnas, permaneceu recluso no Palácio da Alvorada e que jamais incentivou atos ilegais. “Não tem nada meu ali, estimulando aquela baderna que nós repudiamos.”

O depoimento faz parte do processo que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro foi o sexto réu ouvido no caso.

Leia também:

Bolsonaro nega golpe, pede desculpas ao STF e critica urnas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: