Política

Com apoio de Lula e Wellington, Rafael Fonfeles ganha no 1º turno, diz nova pesquisa

A pesquisa estimulada ainda aponta empate técnico entre Rafael e Sílvio Mendes sem mencionar apoios

Da Redação

Sexta - 27/05/2022 às 08:12



Foto: Alysson Dinis Wellington Dias e Rafael Fonteles em pré-campanha
Wellington Dias e Rafael Fonteles em pré-campanha

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública/Amostragem, no período de 21 a 25 de maio, revela que o pré-candidato o PT, Rafael Fonteles, vence no primeiro turno as eleições para governador com o apoio de Lula e Wellington Dias, com 42,50% dos votos. 

Com o apoio do senador Ciro Nogueira (PP), o pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, tem 23,80% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em terceiro lugar os entrevistados apontaram o nome do pre-candidato do PL, Major Diego (PL), que aparece com 4,90% com apoio do presidente Jair Bolsonaro, seguido de Gessy Fonseca (PSC), com apoio do Pastor Everardo (3,25%), Gustavo Henrique (Patriota) com o apoio de Ovasco Resende (1,35%), Ravenna Castro (PMN) com o apoio de Carlos Massarolo (1%), Wallace Miranda (Novo) com o apoio do Eduardo Ribeiro (0,85%), Venício do Ó (PTB) com o apoio de Marcus Vinícius Vasconcelos (0,85%) e Alessander Mendes (Podemos) com o apoio de Renata Abreu (0,75%).


Ainda sobre a intenção de voto na pesquisa estimulada para governador com apoios, 9,55% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos candidatos, 9,05% não sabem ou não opinam e 2,15% votariam nulo ou em branco.

Já em relação à pesquisa estimulada para governador, sem considerar apoios, Rafael e Silvio Mendes estão empatado tecnicamente - o pré-candidato do União Brasil tem 27,75% e o do PT, 26,75% - uma vez que a margem de erro é dev2,19% para mais ou para menos. Logo depois dos dois pré-candidatos aparece o nome de Gessy Fonseca (PSC), com 3% das intenções, seguida por Major Diego, com 2,55%, Gustavo Henrique (1,40%), Venício do Ó (1,30%), Ravenna Castro (1,20%), Alessander Mendes (0,65%) e Wallace Miranda (0,65%). Outros 14,65% dos entrevistados responderam ninguém, 18,90% não sabem ou não opinam e 1,90% dizem que votariam nulo ou em branco.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 90 municípios do Estado nas seguintes microrregiões: Baixo Parnaíba Piauiense, Litoral Piauiense, Teresina, Campo Maior, Médio Parnaíba Piauiense, Valença do Piauí, Alto Parnaíba Piauiense, Bertolínia, Floriano, Alto Médio Gurguéia, São Raimundo Nonato, Chapadas do Extremo Sul Piauiense, Picos, Pio IX, e Alto Médio Canindé.  

O número do registro da pesquisa eleitoral para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual no Tribunal Regional Eleitoral é o PI-09886/2022. A data do registro é 20 de maio de 2022.

Fonte: Instituto Amostragem

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: