Política

LUTO

Álvaro Mota e Valmir Falcão relembram suas histórias com Firmino Filho

A morte do ex-gestor de Teresina completa três anos neste sábado, 6 de abril

Da Redação

Sexta - 05/04/2024 às 16:46



Foto: Reprodução Ex-prefeito Firmino Filho
Ex-prefeito Firmino Filho

Outros profissionais e personalidades importantes na sociedade teresinense homenagearam o ex-prefeito Firmino Filho. A morte do ex-gestor de Teresina completa três anos neste sábado, 6 de abril. Firmino Filho era muito respeitado por seus pares, que agora relembram histórias com o saudoso ex-prefeito e compartilham homenagens.

Ao Piauí Hoje.Com, o advogado Álvaro Mota, procurador do estado, presidente do Instituto dos Advogados Piauienses e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), contou um pouco da sua história com o ex-prefeito.

"Conheci o Firmino quando ele era estudante em Recife, onde me formei em Direto. Ele estudava Economia e desde sempre era um curioso em todas as questões. O Firmino era o tipo de pessoa que tinha uma sede de aprender, que sempre queria saber mais sobre os mais variados temas. Quando se tornou gestor das finanças de Teresina e depois da própria cidade, ele mostrou que a vontade de aprender era uma boa cacterística porque ele fez do conhecimento uma ferramenta para ser um dos mais completos e competentes prefeitos que Teresina já teve", disse.

O advogado Álvaro Mota

Reconhecido como um nome de peso e de grande relevância para o cenário jurídico piauiense, por sua vasta experiência na área e atuação profissional, Álvaro Mota afirmou que muitas das coisas boas que existem em Teresina foram idealizadas por Firmino Filho.

"Como prefeito por 16 anos, talvez o homem que tenha governado Teresina por mais tempo, ele se mostrou aberto a novas ideias e fez a cidade abraçar essas ideias. Há coisas muito boas e bem realizadas em Teresina que resultam das ideias dele, como é o investimento na urbanização de toda aquela área de lagoas da zona Norte, que resultou nos parques lineares de uso de toda a população do entorno", declara.

Ainda, o ex-presidente da OAB-PI disse que Firmino deve continuar sendo inspiração para todos.

"Acredito que mesmo não estando mais presente entre nós, o Firmino não pode nem deve deixar de inspirar as pessoas. Ele tinha e colocava amor e paixão em tudo o que fazia e na relação com Teresina esses dois sentimentos se mostraram positivos porque melhoraram serviços públicos e infraestruturas urbanas. Eu penso que todos nós devemos ter inspiração na ousadia sonhadora do Firmino Filho", concluiu.

Ao Piauí Hoje.Com, o economista Valmir Falcão, presidente do Conselho Regional de Economia, compartilhou suas paixões em comum com o ex-gestor de Teresina.

"Eu tinha uma maior admiração pelo ex-prefeito Firmino Filho. Ele era meu colega economista, nós dois apaixonados pela questão do estatuto da cidade, pelo plano diretor dos municípios. A gente conversava muito sobre isso, sobre a questão do desenvolvimento urbano", afirmou.

Economista Valmir Falcão

Economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Firmino da Silveira Soares Filho fez mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Foi auditor fiscal do Tribunal de Contas da União e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Piauí.

"Firmino sempre foi um cara muito inteligente. Estudou, ele estudou todo mundo, todo país, por relação à questão do desenvolvimento urbano. Sim, questão do transporte, questão do saneamento, a própria questão das finanças. O Firmino era um especialista na área do urbanismo e principalmente na área do desenvolvimento regional dos municípios", contou Valmir Falcão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: