Política

HOMENAGEM

Alepi realiza sessão solene em homenagem aos 54 anos da UFPI

A homenagem foi um requerimento do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT)

Dhara Leandro

Quarta - 14/05/2025 às 09:39



Foto: Arquivo/UFPI Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza nesta quarta-feira (14) uma sessão solene em homenagem aos 54 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), comemorado no dia 1º de março.

A homenagem foi um requerimento do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT). A UFPI é a principal instituição de ensino superior do Piauí e um dos maiores centros de produção científica da região Nordeste. Com campus em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, a universidade segue sendo referência nacional.  Além disso, a instituição impacta social, acadêmica e cientificamente o estado do Piauí e a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural e formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

"Reconhecida pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão, a UFPI oferece mais de 100 cursos de graduação, 69 de pós-graduação, 4 cursos técnicos e 3 tecnólogos, destacando-se também pela inovação; além de incentivar a criação de startups, promovendo o empreendedorismo e sua contribuição cientifica", destacou o deputado Marcus Vinícius.

A reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, agradeceu a homenagem e disse que o parlamento não poderia deixar de reconhecer a importância da Universidade.

"São 54 anos de compromisso com a educação, com o desenvolvimento do Estado do Piauí, com a inclusão social, e principalmente entendendo que a educação é a ferramenta que realmente diminui as assimetrias regionais e sociais. Uma honra, uma alegria, e o parlamento não poderia fazer diferente de reconhecer o papel da Universidade Federal do Piauí para o desenvolvimento desse Estado. Aqui a gente agradece a toda bancada ao Estado do Piauí por acolher a nossa universidade e celebrar os seus 54 anos", disse

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<