Política

PROGRAMA

Abertas inscrições para agricultores familiares se cadastrarem para venda no PAA

As inscrições para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vão até dia 20 de março

Da Redação

Sexta - 07/03/2025 às 08:30



Foto: Montagem/Piauí Hoje O PAA consiste na compra de alimentos da agricultura familiar para que sejam distribuídos gratuitamente para quem precisa
O PAA consiste na compra de alimentos da agricultura familiar para que sejam distribuídos gratuitamente para quem precisa

Os agricultores e agricultoras familiares do Piauí já podem enviar suas propostas para comercializar a produção por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O programa tem o objetivo de promover o acesso das pessoas à alimentação, sobretudo as mais vulneráveis, e incentivar a produção da Agricultura Familiar

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI), compartilhou a notícia em suas redes sociais e destacou o compromisso do Governo Federal para acabar com a fome.

"Quero partilhar uma ótima notícia com os agricultores e agricultoras do estado do Piauí, aqueles que produzem alimentos. Já está aberto o edital para inscrição de novas propostas para o programa de aquisição de alimentos. O governo Lula tem esse compromisso de acabar com a fome no Brasil e faz isso, entre outras coisas, incentivando a agricultura familiar", comentou o parlamentar.

Merlong falou sobre a importância do programa e explicou como funciona.

"Os alimentos são comprados de agricultoras e agricultores familiares e doados no próprio município. Com isso, além de combater a insegurança alimentar, o PAA movimenta a economia local, gerando renda e melhorando as condições de vida de famílias agricultoras, indígenas, comunidades quilombolas, entre outros povos e comunidades tradicionais.

Os projetos devem ser transmitidos para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do sistema PAANet até o dia 20 de março. Os recursos para a aquisição serão repassados para a Conab pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Entre as documentações exigidas, tanto as cooperativas e associações quanto seus cooperados e associados devem ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP jurídica ou familiar) ou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF jurídica ou familiar). No caso de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais a Conab também é aceito o Número de Identificação Social (NIS), e para os assentados é permitido o uso do Registro de Beneficiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e cozinhas solidárias.

Link para realizar a inscrição: https://www.conab.gov.br/



Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<