Política

25° Grito dos Excluídos acontecerá neste sábado (07) na Avenida Marechal Castelo Bran

Com o lema "Esse sistema não Vale!"

Redacão

Quinta - 05/09/2019 às 14:43



Foto: Divulgação Grito dos excluidos teresina
Grito dos excluidos teresina

Em uma direção contrária às comemorações da Independência do Brasil no 7 de setembro, a 25ª edição do Grito dos Excluídos acontecerá no próximo sábado em todo o Brasil e vem com protestos às políticas governamentais. Em Teresina o ato terá concentração às 7h na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí.

Com o lema "Esse sistema não Vale!" a manifestação trará reivindicações como a luta contra a Reforma da Previdência, contra os cortes na educação pública, violência e preconceito contra a comunidade LGBTQI+, feminicídio, além de protestos contra o atual governo de Jair Bolsonaro (PSL). O movimento faz referência também às tragédias e crimes ambientais ocorridos especialmente nas cidades de Brumadinho e Mariana (MG).

Convocado por movimentos sociais, entidades sindicais e setores da Igreja Católica, o Grito dos Excluídos acontece desde 1995 na data emblemática do 7 de setembro para promover reflexão sobre uma real soberania popular nacional, o eixo central das mobilizações. O movimento propõe a construção de uma cidadania ativa e participativa, com colaboração da população em uma nova sociedade mais justa, solidária, plural e fraterna.

Compondo a organização do Grito dos Excluídos de 2019 em Teresina estão os seguintes movimentos e entidades: Pastoral da Juventude (PJ), Cáritas, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Pastoral do Povo em situação de rua, Pastoral carcerária, Fórum das Pastorais Sociais, CUT, CTB, CSP-CONLUTAS, Intersindical, Central Pública, DCE UFPI, Coletivo RUA, Coletivo Afronte, Correnteza, UJR, Ames, Fenet, Juventude Pró-Ruptura Socialista, Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento Luta de Classe (MLC), Movimento de Lutas Bairros e Favela ( MLB) e Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas.

Fonte: Ascom Sindserm Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: