Política Nacional

STF não vai mais divulgar agenda de Toffoli por questão de segurança

A decisão ocorreu por orientação da segurança do Supremo Tribunal Federal

Segunda - 27/05/2019 às 20:05



Foto: CNJ O presidente do STF, ministro Dias Toffoli
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli

Alegando questões de segurança, o Supremo Tribunal Federal decidiu parar de divulgar a agenda do presidente da Corte, Dias Toffoli, com atencedência. A mudança foi comunicada nesta segunda-feira (27), um dia após protestos a favor do governo, que incluíram também críticas ao Judiciário.

O ministro participou nesta manhã de um evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e discursou sobre liberdade de expressão e proteção de dados. Sua presença só foi confirmada, conforme a assessoria de imprensa do tribunal, poucos minutos antes do início. Mas só foi colocada em sua agenda, na seção do site dedicada a isso, após o evento já ter iniciado.

A reportagem pediu mais informações sobre a medida, mas ainda não obteve um retorno. De acordo com fontes do STF, a decisão ocorreu por orientação da segurança.

A decisão do STF que suspender a publicação da agenda por questões de segurança faz parte de uma série de medidas que já vêm sendo adotadas nesse sentido pelo tribunal. A primeira delas, e mais polêmica, a instauração do inquérito para apurar publicações de fake news e ameaças contra o Supremo e os ministros.

Os ministros do STF têm sido alvo de ataques para além das redes sociais. Um exemplo foi a tentativa de atingir Ricardo Lewandowski com tomates na última sexta-feira (24), quando ele saía de um evento em São Paulo.

Recentemente, alguns dos magistrados que solicitaram adiquiriram carros blindados e também puderam ter a segurança pessoal reforçada.

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: