Margarete pede a ministro que reveja cortes na educação

Na Comissão Geral da Câmara, Margarete Coelho apelou a Abraham Weintra


Margarete Coelho

Margarete Coelho Foto: Ascom

Durante a Comissão Geral da Câmara dos Deputados que recebeu o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, a deputada Margarete Coelho (PP/ PI) fez um apelo ao Ministro da Educação para reconsideração dos cortes na área da educação. 

A parlamentar destacou que o corte sensibiliza drasticamente os Institutos e Universidades Federais e impossibilita o custeio de diversas atividades. "O custeio é a vida que garante o funcionamento dessas instituições. Fazer um corte desse nível é matar a pesquisa e a soberania brasileira", destacou.

Margarete lembrou que atualmente 95% da produção científica brasileira está nas instituições federais, nas universidades federais e em institutos como a  Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí - Emater e a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. "Nós garrotearmos os recursos para essas instituições é relegarmos o Brasil a um ponto extremamente preocupante com relação à sua soberania. Quando a nossa Constituição fala dos direitos sociais e econômicos, está ali o desenvolvimento social e o investimento em ciência e tecnologia como um dos princípios regradores da nossa economia", disse.

Durante o discurso, a piauiense lembrou, ainda, dos relevantes serviços prestados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e fez um apelo para que o ministro reconsidere o corte previsto para as instituições federais de ensino. "Peço que analisem outros setores e verifiquem onde tais cortes poderão ser feitos sem tanto prejuízo para o nosso País em termos de soberania nacional",  finalizou a deputada.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: