Imagens divulgadas pela EPTV, afiliada à TV Globo, mostram mais um caso de agressão policial em São Paulo. Três policiais militares cercam uma dona de casa e um deles dá um soco na cara da mulher, que desmaiou. O caso aconteceu em Campinas no dia 21 de outubro, mas as imagens da agressão foram divulgadas apenas nesta segunda-feira (9).
A abordagem teria acontecido após a filha da mulher chamar a polícia, depois de uma discussão entre as duas. A vítima contou à reportagem da EPTV que o policial que a agrediu segurava algemas na hora do soco.
"O policial logo no começo já foi agressivo comigo com as palavras. Falou que se eu não ficasse quieta, ele iria quebrar minha cara. Ele me deu voz de prisão e eu perguntei o porquê. Ele disse 'a senhora fica quieta ou eu vou quebrar sua cara'. Nesse momento, comecei a falar alto para meus vizinhos escutarem e ficarem atentos, porque eu senti medo dele nessa hora", disse ela, que não quis ser identificada.
Ela disse ainda que o soco pegou em sua boca. "Depois de ele bater, ele jogou a minha cabeça no chão. Na hora eu desmaiei, eu não enxergava, não ouvia. Caí no chão desmaiada. Meus vizinhos pediram para chamar o Samu para me socorrer, eles não deixaram, me colocaram algemada dentro da viatura e me levaram para o pronto-socorro."
Ela relatou ainda que, ao chegar no pronto-socorro, não foi atendida imediatamente. "Uma enfermeira chamou a atenção do doutor e tiraram raio-x da minha cabeça, mas eu não soube o resultado. De lá eu fui para a delegacia com a mesma viatura que me levou para o hospital", descreveu.
"Ele falou 'você pode denunciar na Corregedoria, onde você quiser, porque eu sei onde você mora'. E isso me deixou com mais medo ainda", disse.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) afirmou que vai apurar a conduta dos policiais. Já o Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2) disse que, assim que forem identificados, os policiais envolvidos serão remanejados das atividades para apuração.
Veja o vídeo abaixo:Segundo os policiais, a mulher se negou a ir à delegacia, "além de ter dito que os policiais eram de merda e lixo". Também foi relatado que a moradora "tentou desferir um soco no rosto do policial, o qual revidou com um golpe contundente, com o uso moderado da força, para conter a resistência e algemá-la".
A dona de casa, no entanto, nega. "Nunca, jamais eu iria fazer uma coisa dessas. Em nenhum momento eu xinguei ou agredi, não pus a mão neles em momento algum e não falei com palavras, nada, não xinguei", contou.
"Emocionalmente eu estou acabada. Eu não durmo, não tenho vontade de comer, de fazer nada. Me destruiu psicologicamente. Fisicamente, ainda estou sentindo dor na boca, fiquei com uma cicatriz no rosto, sinto dor na cabeça porque ainda não consegui fazer o exame. Estou destruída", disse ela.
Fonte: Com informações da Revista Fórum