Polícia

Suposto desabastecimento de água potável em 4 presídios do Piauí está sob investigação

Cinco detentos morreram no Piauí após quadro de infecção causado pelo consumo de água da CPA

Valciãn Calixto

Quarta - 27/05/2020 às 16:38



Foto: Divulgação Interna da Penitenciária Feminina durante visita virtual
Interna da Penitenciária Feminina durante visita virtual

O Ministério Público está investigando possível irregularidade no fornecimento de água potável em pelo menos quatro unidades prisionais do Piauí, são elas a Casa do Albergado de Teresina, Penitenciárias José Ribamar Leite, Feminina de Teresina e Regional Irmão Guido. Na Cadeia Pública de Altos (CPA) uma contaminação no sistema hídrico resultou na morte de cinco apenados e internação de 39 presos em hospitais da capital somente neste mês de maio.

Segundo a 49º Promotoria de Justiça da Cidadania e Direitos Humanos do MP-PI, o objetivo das investigações é analisar as condições de fornecimento, armazenamento e distribuição de água nas unidades citadas acima.

Será observada ainda a necessidade de instalação de fossas sépticas, poços artesianos, caixas d’água, tubulação, estações de tratamento da água, dosadores de cloro em poços para proteção da saúde tanto dos presos como dos agentes públicos que ali trabalham.

A Promotoria também solicitou da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) informações sobre o fornecimento de água nessas unidades, no prazo de dez dias, explicando como é realizado o fornecimento de água em cada uma delas, quantas são e qual a capacidade de armazenamento das caixas d’água, a periodicidade de verificação da qualidade dessa água, em quais unidades há estação de tratamento ou sistema de filtragem da água destinada ao consumo e higiene, quais estão ligadas à rede de esgoto geral e quais possuem fossas sépticas, além das unidades em que o fornecimento de água é feito por poços e se há dosadores de cloro.

Fonte: Com informações do MP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: