
Um homem de 40 anos foi preso em Teresina, na tarde dessa segunda-feira (24), suspeito de roubo de carga e sequestro. O crime aconteceu no sábado (22), em um posto de combustível de Dom Expedito Lopes. O nome do suspeito não foi revelado.
O suspeito foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 316, km 20, em frente à Unidade Operacional de Teresina II. A equipe havia recebido informações de inteligência policial sobre um semirreboque Randon, com suspeita de clonagem, que teria participado de uma tentativa de roubo de carga no sábado.
Os policiais avistaram o veículo suspeito durante patrulhamento e realizaram a abordagem. O motorista estava conduzindo uma combinação de veículos: um cavalo-trator Iveco Stralis e o semirreboque Randon.
A placa do semirreboque era clonada, sendo que a placa original do veículo possuía registro de roubo/furto em Recife (PE), no dia 16 de janeiro de 2025. O semirreboque clonado era do mesmo modelo e cor que o roubado, diferenciando-se apenas pelo ano de fabricação.
O motorista que havia sido vítima da tentativa de roubo de carga reconheceu o condutor abordado como um dos autores do crime.
Assim, o suspeito foi preso em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e envolvimento no sequestro e cárcere privado da vítima do roubo de carga. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina.
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) está investigando a tentativa de roubo de carga e o sequestro. O semirreboque recuperado foi apreendido e ficou à disposição da DRACO para realização de perícia.
Entenda o caso
Na noite de sábado (22), um motorista de um caminhão foi encontrado pela polícia, após ter sido sequestrado e amarrado na cidade de Picos. Ele foi abandonado pelos criminosos próximo a um posto de combustível na Estaca Zero, às margens da BR-316.
A Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), também recuperou o caminhão que havia sido roubado, que tinha uma carga avaliada em R$ 3 milhões, entre medicamentos e produtos eletrônicos.
O caminhão que foi roubado e abandonado pelos criminosos.
Os policiais realizavam rondas na Zona Sul de Teresina quando receberam a denúncia de um roubo em andamento. A equipe se deslocou até a rodovia e encontrou o caminhão com sinais de arrombamento e o motorista.
"Eles abordaram o caminhoneiro lá na cidade de Picos, renderam, o amarraram e trouxeram ele junto com o caminhão. Na localidade próxima ali a Estaca Zero, eles iam fazer a segunda fase do roubo, que é justamente a retirada da carreta do cavalo, que é aquela parte da frente que traciona, colocaria outro cavalo e levaria essa carga para um local seguro onde eles iam fazer o transbordo. Foi quando a gente foi acionado, diligenciamos e eles devem ter verificado nossa presença, abandonado a carga e conseguimos localizar o caminhão e o caminhoneiro", explicou o tenente-coronel Alves, comandante do BEPI.
Fonte: PRF e SSP