
Gustavo Manoel Silva da Conceição, Francisca Kawane de Sá Cassiano, Maria de Jesus Araújo, Jaqueline Silva da Conceição e Ruan de Araújo Viana foram indiciados por associação criminosa e prática de extorsão para não divulgar fotos íntimas na Internet. Os suspeitos foram alvos da Operação Cativeiro Digital, deflagrada no início de abril, no Piauí e no Maranhão.
Na época da operação foram presos: a esposa, a irmã e um primo de Gustavo
O principal alvo, Gustavo Manoel, estava foragido da polícia, mas se apresentou no dia 15 de abril, em Açailândia (MA), e foi preso preventivamente. Ele é apontado como o cabeça do esquema criminoso, responsável por criar perfil falsos nas redes sociais, que eram vinculados a imagens de mulheres conhecidas.
Prints mostram como os criminosos atuavam
Com esses perfis, ele atraia homens e iniciava um relacionamento com eles por meio da Internet. Uma das vítimas seria um empresário de Teresina, que chegou a enviar R$ 79 mil aos criminosos.
Usava conta bancária da avó
O delegado Humberto Mácola, coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e responsável pelo inquérito, disse que o suspeito usava a conta em nome da avó para realizar as transferências bancárias. A idosa foi conduzida à delegacia, mas foi liberada após o esclarecimento do crime. Segundo o delegado, a avó do suspeito é uma pessoa de origem humilde e que não sabe usar as redes sociais.