INVESTIGAÇÃO

Operação Fake News: jornalista recebia dinheiro público para espalhar notícias falsas

No início de 2020 foram instaurados Inquéritos Policiais para apurar crimes contra a honra (calúnia, difamação) praticados contra autoridades públicas no Piauí em redes sociais (Facebook e WhatsApp)


Polícia Civil

Polícia Civil Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática - DRCI, com apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública – DINTE/SSP, deflagrou a fase ostensiva da Operação Fake News nesta sexta-feira (16), com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na cidade de Teresina.

Um dos suspeitos foi identificado como Thiago Araújo Maciel, ele chegou a ser candidato a vereador da cidade de Valença no Piauí. Segundo informações, ele também é jornalista e dono de um portal de notícias da região. De acordo com a polícia, ele recebeu cerca de R$ 100 mil de cofres públicos pelas disseminações das notícias. 

No início de 2020 foram instaurados Inquéritos Policiais para apurar crimes contra a honra (calúnia, difamação) praticados contra autoridades públicas no Piauí em redes sociais (Facebook e WhatsApp). Dentre as vítimas iniciais havia o Governador do Estado, Secretários de Estado, Deputados Estaduais, Prefeitos e pré-candidatos a Prefeito. Com o avanço do trabalho policial a DRCI observou indícios de que os ataques partiam de um mesmo investigado, e possivelmente estariam sendo financiados com recursos públicos.

Surgiram como vítimas, no curso da investigação, o então Juiz eleitoral de Valença, uma Vereadora e um pré-candidato a Prefeito dessa mesma cidade. Com afastamento de sigilo bancário e colaboração do Tribunal de Contas do Estado - TCE, se demonstrou que o investigado, autor direto dos crimes, recebia recursos, sem licitação ou contrato prévios, da Prefeitura de Valença, durante o período de execução dos crimes.

VEJA MAIS:

PRF recupera motocicleta roubada há sete anos e prende suspeito em Oeiras

Jovens fazem arrastão em escola e levam carro de diretora na Zona Sul de Teresina

Segundo o Delegado Anchieta Nery, titular da DRCI, “o investigado responsável por disseminar as agressões nas páginas e perfis falsos confessou a prática em interrogatório policial, afirmando que os ataques às autoridades de Valença tinham como mentor o então Secretário de Governo da cidade, em 2020. Quanto aos ataques a líderes dos partidos PT e PR em Teresina, o investigado afirmou ter sido contratado por um marqueteiro do Ceará, que atuava para um partido adversário destes nas eleições da capital, também em 2020.” Segundo a autoridade policial, a confissão do investigado foi corroborada por elementos de prova técnica colhidos no Inquérito Policial (afastamento de sigilo bancário e de dados).

Nesse sentido, novas diligências serão realizadas para delinear a participação de demais pessoas nos crimes. Segundo o delegado Anchieta Nery, "a quantidade de perfis e grupos em redes sociais manipulados pelos investigados com objetivo de manipular a opinião pública com objetivos eleitoreiros caracteriza verdadeiro ato atentatório à democracia", explica. 

"A Polícia Civil alerta à população em geral que crimes cometidos em meio virtual, como quaisquer crimes, são passíveis de responsabilização e a Instituição tem o conhecimento técnico e ferramentas necessárias para a realização da investigação policial", avisa o titular da DRCI.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: