A Polícia Federal apreendeu R$ 72 mil em espécie na casa de um assessor do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) em operação deflagrada nesta sexta-feira (25), informa o jornal O Globo. O montante em dinheiro foi localizado durante buscas em endereços relacionados ao parlamentar e seus auxiliares.
A operação, batizada de “Discalculia”, foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em Brasília e em quatro cidades de Goiás: Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Goiânia.
Entenda o caso
Segundo a PF, Gayer e assessores estariam envolvidos em um esquema que desviava verbas parlamentares para financiar interesses privados por meio de uma organização social falsa. Documentos apreendidos apontam que a entidade foi criada com registros falsificados. Durante as investigações, foi identificado que a ata de assembleia da entidade foi falsificada com uma data de 2003, mesmo que o quadro social à época fosse composto por crianças de 1 a 9 anos. Os crimes sob investigação incluem associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos e peculato, com indícios de que o dinheiro encontrado possa estar ligado aos desvios em análise.
A Polícia Federal segue investigando o caso e ainda não divulgou detalhes completos sobre os envolvidos, nem os valores exatos que teriam sido desviados através da entidade criada pelo parlamentar e seus assessores.
Fonte: Brasil 247